Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

AUXPE – Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa 

 AUXPE – Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa é o instrumento de transferência de recursos financeiros consignados no orçamento da CAPES ao Coordenador do PPG. O recurso é disponibilizado somente para despesas de custeio.
Regem as despesas de custeio as seguintes portarias: Portaria 155/2022  – CAPES  e Portaria CAPES nº 59/2013

O recurso permite a utilização de despesas de custeio, que são:
I – serviços de terceiros: para pagamento integral ou parcial de contratos de manutenção e serviços de terceiros, pessoa física ou jurídica, de caráter eventual;
II – material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, manutenção e funcionamento de laboratório de ensino e pesquisa, serviços e taxas relacionados à importação;
III – produção, revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos acadêmico-científicas e de divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito dos PPGs;
IV – manutenção do acervo de periódicos, desde que não contemplados no Portal de Periódicos da CAPES;
V –  passagens e diárias para:
 a) participação de professores, pesquisadores e alunos em eventos acadêmicos e científicos;
b) missões de estudo ou pesquisa em campo;
c) participação em bancas de dissertações e teses.

ATENÇÃO: Este recurso é administrado pelo coordenador do programa, não há reembolso de despesas. Toda a necessidade de recursos deverá ser consultada a secretaria para verificar a disponibilidade.

         PRESTAÇÃO DE CONTAS: Deve ocorrer em até 5 dias enviando ao e-mail ppgeamb@ufsm.br:

  • Toda a nota fiscal ou o recibo de pagamento deverá, OBRIGATORIAMENTE, ser emitida no nome do coordenador do programa: Elvis Carissimi (CPF: 914.177.830-87)
  • Para a prestação de contas de passagens deverá ainda ser enviado o canhoto ou ticket de embarque.
  • Na nota fiscal ou recibo deverá constar a descrição detalhada dos materiais, bens ou serviços adquiridos/contratados e o nome do programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Endereço para a nota fiscal / recibo:
    Av. Roraima, 1000 (UFSM)
    Camobi – Santa Maria – RS – 97105900
    Telefone: 55 3220 8606
    e-mail: ppgeamb@ufsm.br

ATENÇÃO: Todas as atividades e material produzido, custeadas por este recurso, assim como todas as outras custeadas pela CAPES deverá, obrigatoriamente, fazer menção de ter recebido apoio material e/ou financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil, incluindo sua logomarca, conforme Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018. (“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 “, ou “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”).

Caracteriza-se por MATERIAL DE CONSUMO, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, manutenção e funcionamento de laboratório de ensino e pesquisa, serviços e taxas relacionados à importação;

Para solicitação de auxílio para pagamento de material de consumo ou serviço de terceiros, deve-se anexar os documentos abaixo em formato PDF e enviar para o e-mail ppgeamb@ufsm.br, com título conforme modelo: Solicitação  Material de Consumo ou Serviço de Terceiros

1. Formulário de solicitação de Recurso AUXPE (preenchido e assinado);
2. Três orçamentos. 

A prestação ocorre com a nota fiscal ou recibo do material ou serviço.

O auxílio para taxa de publicação busca estimular a participação dos docentes e discentes em periódicos acadêmicos/científicos com o custeio do valor da publicação. Poderá ser disponibilizado recurso para a publicação de artigos científicos em periódicos com classificação Qualis/CAPES e capítulos de livros.

Para isso o solicitante deverá, mediante a aprovação do seu orientador (se aluno), solicitar a ajuda de custo para pagamento da taxa de publicação.

Não há  a possibilidade de restituição de valor de taxas já pagas.

Para solicitação de auxílio para participação em evento/congresso, deve-se anexar os documentos abaixo em formato PDF e enviar para o e-mail ppgeamb@ufsm.br, com título constando a sigla e ano do evento, além dos itens solicitados, conforme exemplo: Solicitação – Taxa de Inscrição.

–  Formulário de solicitação de Recurso AUXPE (preenchido e assinado);
– Proposta no valor da taxa de publicação do artigo;
– Cópia do artigo ou capítulo de livro;
– Link da página do periódico na internet;
– Conversão feita no sítio do Banco Central, se for periódico internacional.

A prestação ocorre com a nota fiscal ou recibo do material ou serviço.

O auxílio para taxa de inscrição busca estimular a participação dos docentes e discentes em eventos acadêmicos/científicos com o custeio do valor da inscrição. Aos alunos regulares do PPGEAmb,  poderá ser disponibilizado recurso para a participação em eventos.

Para cada trabalho a ser apresentado a ajuda de custo será para somente um dos autores que irá apresentar. O aluno deverá, mediante a aprovação do seu orientador, solicitar a ajuda de custo para pagamento da taxa de inscrição em evento.

A ajuda de custos, poderá compreender: taxa de inscrição no evento, passagens e diárias. Os tipos e valores a serem liberados serão de acordo com os recursos disponibilizados pelo orientador do aluno.  Não há  a possibilidade de restituição de valor de taxas já pagas.

Para solicitação de auxílio para participação em evento/congresso, deve-se anexar os documentos abaixo em formato PDF e enviar para o e-mail ppgeamb@ufsm.br, com título constando a sigla e ano do evento, além dos itens solicitados, conforme exemplo: Solicitação – Taxa de Inscrição ou Diárias ou Passagens.

– Requerimento de Pagamento de Taxa de Inscrição em Evento Externo (preenchida e assinada);
– Autorização de Desconto em Folha (quando for aluno e assinada pelo professor orientador);
– Carta de aceite do trabalho em nome do solicitante;
– Orçamento com valor da taxa de inscrição;
– Trabalho a ser apresentado;
– Folder do Evento e link da página do evento na internet; 
– Cronograma do evento;
– Conversão feita no sítio do Banco Central, se for evento internacional.

Para a prestação de contas de passagens deverá ainda ser enviado o canhoto ou ticket de embarque.