Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para a Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – Dissertação e Tese

A entrega do trabalho final de curso, Dissertação ou Tese, é na forma digital, sem nenhuma entrega de material físico. O envio é via Processo Eletrônico Nacional  – PEN/SIE da UFSM e a partir do 2º semestre de letivo de 2022, que inicia em setembro/2022, é a única forma de entrega. 

⇒ Como proceder para a entrega do trabalho de forma digital:

O discente com seu login e senha da UFSM irá acessar o Portal de Documentos da UFSM e proceder conforme o tutorial disponibilizado com as instruções e passos do envio do trabalho em: Tutorial – Ato de Entrega de MDT. Assim, a entrega é composta por:

  1. Trabalho final, Dissertação ou Tese de acordo com a MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
  2. Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca, assinada e marcada a opção de prazo de divulgação do trabalho.

Em que: 
– O discente irá tramitar para a caixa postal de seu orientador, que confere se o trabalho foi corrigido conforme definido pela banca examinadora da defesa. Caso, o trabalho não esteja de acordo com o aprovado pela banca, o orientador retorna ao acadêmico para efetuar os ajustes proposto pela banca examinadora. Após, o orientador irá tramitar o trabalho para a caixa postal da Coordenação do programa.

– A Coordenação do programa recebe o processo, conferindo o título do trabalho que deve ser de acordo com o que consta na ata de defesa da aprovação e na autorização para liberação online do trabalho pela Biblioteca, e demais itens conforme a MDT 2021. A Coordenação insere o arquivo da ata de defesa, previamente, já assinada pelos examinadores, tramitando à Biblioteca Central.

👉 Caso haja discrepância entre o título do trabalho final e o constante na ata de defesa, ou demais divergências, o processo deverá retornar ao acadêmico para a correção e seu retorno (processo) é via orientador.

Atenção:

  • O envio do trabalho via processo PEN, dispensa as assinaturas do orientador e da banca examinadora de defesa na folha de aprovação no arquivo da MDT, sendo as assinaturas opcionais. conforme instruções constantes no item 10, página 17, da MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM. Portanto, o trabalho final, dissertação ou tese, não deve ser assinado nem pelo discente nem pelo seu orientador.
  • A folha de aprovação, mesmo que dispensada as assinaturas da banca examinadora, é uma exigência da ABNT e assim, item obrigatório nas dissertações e teses. Portanto, a ata defesa com o registro de aprovação e as assinaturas dos membros da banca examinadora, irá que vai cumprir a função quanto a assinaturas, data da defesa exata e alteração de título do trabalho. 
  • A ata de defesa será anexada ao processo de entrega de trabalho pela secretaria do programa que coletará as informações acerca do prazo da liberação do trabalho online para a inclusão, obrigatória, no Catálogo de Dissertações e Teses – CAPES e para as demais informações necessárias para o trâmite de expedição do diploma.
  • O arquivo do trabalho final, Dissertação e Tese, anexado ao PEN não deve ser assinado nem pelo(a) orientador(a) nem pelo discente.
  • Lembramos que em atas de defesa, assim, como em qualquer outro documento que com assinaturas digitalizadas, recortadas e coladas digitalmente não podem ser utilizadas em documentos inseridos no PEN, não há valor legal, pois não garante a autoria e integridade do documento. Então, documentos desta forma serão devolvidos ao emissor.
  • Para a assinatura do discente na Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca via PEN, deverá ser utilizada preferencialmente a assinatura eletrônica. Instruções de cadastramento: Assinatura Eletrônica PEN – UFSM.
  • Aos discentes que receberam bolsa ou qualquer apoio em atividades acadêmicas (taxas, diárias, etc) custeadas com recursos PROAP/CAPES, é obrigatório referenciar o apoio recebido no trabalho. Para isso, na geração na ficha catalográfica deverá marcar a opção: Financiamento – Trabalho Financiado pela CAPES. A referência ficará visível na Ficha Catalográfica: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
  • Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.
  • Em caso de dificuldades na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar deste serviço na Divisão de Referência.

A expedição do diploma é efetuada pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG em média de 20 a 30 dias.

O acompanhamento da tramitação poder é ser feito pelo Portal de Documentos da UFSM, clicando em Processos. O número do processo PEN é o de abertura do processo de defesa efetuado pelo discente.

Dúvidas sobre a emissão do diploma, enviar e-mail para academico.prpgp@ufsm.br.

MDT 2021 – Manual de Dissertação e Tese
Orientação de entrega de Trabalho Final – Dissertação e Tese
Memorando Circular n. 04/2022 – PRPGP (entrega digital)
Tutorial Ato de Entrega de MDT
Tutorial Assinatura Eletrônica PEN
Portaria 206/2018 – CAPES (Obrigatoriedade de Referências em Trabalhos)