Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Período de Matrículas – 2º semestre/2021 e outros avisos!



Hoje iniciam as matrículas para o 2º semestre letivo de 2021 que inicia em 13 de outubro. Compartilhamos com vocês as principais datas que devem ficar atentos e que constam no Calendário Acadêmico – REDE – 2º/2021 – UFSM.

Horário disciplinas para o 2ºsem/2021 – PPGEC

13/09 a 17/09/2021: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação e de pós-graduação presencial.

21/09 a 23/09/2021: MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, via Portal do Aluno.  

27/09 a 30/09/2021: MATRÍCULA – AJUSTE ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, por e-mail ppgec@ufsm.br à Coordenação de Curso. Enviar com Requerimento de Ajuste de Matrícula, não precisa estar assinado se enviado por e-mail.

04/10 a 08/10/2021: MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR – Solicitação do aluno: Período para o aluno requerer via Portal do Aluno OU por e-mail à Coordenação do curso a solicitação de matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 2º semestre letivo de 2021. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo portal do aluno serão realizadas com processamento instruído pela IN 01/2021/PROGRAD. 
AS SOLICITAÇÕES AO PPGEC DEVEM SER POR E-MAIL: O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo Curso em um mesmo requerimento e enviar o anexo ao e-mail ppgec@ufsm.br. O PPGEC avaliará o pedido e, aprovado, encaminhará à Coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula. Ao aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail a sua Coordenação, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às Coordenações competentes.

13/10/2021: INÍCIO DAS AULAS – todos os cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

14/10 a 15/10/2021:  MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR –  Período para as Coordenações de Cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular de seus alunos e encaminharem às Coordenações competentes. 

18/10 a 19/10/2021:  MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR – Período para as Coordenações de Cursos competentes avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular encaminhadas pelas  Coordenações, a fim de lançarem no SIE as que forem deferidas.                          

Neste semestre as aulas acontecerão de forma online pelo REDE ((Regime de Exercícios Domiciliares Especiais) regulamentado pela Resolução nº024 de 11 de agosto de 2020 e Resolução nº042, de 09 de fevereiro de 2021.

O conteúdo e aviso sobre as disciplinas será disponibilizado Moodle da UFSM.

Atenção:

No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação de prazo da defesa para a dissertação de até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.

No doutorado o aluno deve cursar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 48 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 24 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação de prazo da defesa para a dissertação de até 06 meses.

Todo aluno deverá ter um Plano de estudos que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso, é feito online pelo Portal do Aluno durante o 1º semestre de curso. Acesse informações e o tutorial em: Plano de Estudos online.

Disciplinas já cursadas em outros programas e níveis poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do PPGEC, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. Mais informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas.

Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso no 1º semestre/2021, ou seja, neste 2º semestre/2021 irá cursar o 2º semestre do curso, deverão OBRIGATORIAMENTE efetuar a matrícula na disciplina ECC829–Seminário Projeto de Dissertação; na área de concentração que está cursando, informações em nosso site: Seminário de Projeto de Dissertação de Mestrado. Haverá somente um encontro para instruções em que os matriculados serão avisados.

Aos alunos de Doutorado que iniciaram no curso no 1º semestre/2020, ou seja, neste 2º semestre/2021 irá cursar o 4º semestre do curso, deverão, efetuar a DEFESA DE QUALIFICAÇÃO, que deverá acontecer no prazo máximo de vinte e quatro (24) meses contados a partir da matrícula inicial no doutorado, mais informações em nosso site: Exame de Qualificação de Doutorado. O aluno e seu orientador devem conversar sobre isso.

Aos alunos que já cursaram os créditos exigidos pelo curso, assim, como os que estarão em prorrogação de prazo de defesa ou afastamento para tratamento da saúde, deverão OBRIGATORIAMENTE efetuar a matrícula em EDT001 (Elaboração de Dissertação ou Tese) para o Mestrado e EDD001 (Elaboração de Defesa de Doutorado) para o Doutorado, a fim de manter o vínculo regular com o PPGEC, escolhendo a opção da área de conhecimento que está cursando. Caso não faça a matrícula será automaticamente desligado do programa. Alunos da área de concentração de Construção Civil devem se matricular com o professor Erich David Rodriguez Martinez, e alunos da área de concentração de Recursos Hídricos devem se matricular com o professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.

Para as docências orientadas, APG303 e APG304 no Mestrado e APG305 e APG306 no Doutorado, a matrícula será no período de Ajustes por e-mail ao PPGEC, 27 a 30/09, informar nome completo, nº de matrícula, código e nome da docência juntamente com o PLANO DE TRABALHO DE DOCÊNCIA ORIENTADA. Todas as informações em nosso site: Plano de Docência . (a docência orientada não é indicada aos alunos ingressantes).

Outras informações podem ser encontradas em nosso site ppgec.ufsm.br. Acesse Formulários e Requerimentos no Menu superior para obter qualquer outro formulário e documento.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-1476

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes