Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário: VIOLÊNCIA, ESTÉTICA E HISTÓRIA. UMA ANÁLISE CRUZADA DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS MODERNOS

Convidamos a tod@s para o Seminário:VIOLÊNCIA, ESTÉTICA E HISTÓRIA. UMA ANÁLISE CRUZADA DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS MODERNOSDatas: 28 e 29 de junho, 17 às 20 horas.Local: prédio 74A, sala 2374.Ministrante: Prof. Dr. Daniel Inclán Solis - Instituto de Investigaciones Económicas, UNAM, México          Resumo: Toda forma de violência produz campos de significação e formas sensíveis. Por isso, o estudo das estéticas das violências pode servir como estratégia para uma leitura histórica delas.  Isto possibilita superar uma analise mecânica e “presentista”. A história da estética da violência também ajuda a descentralizar a leitura binaria dos processos sociais, pois serve para enxergar a complexidade das formas sócias que estão em jogo: os corpos (o objetivo ultimo de toda violência), os sentidos, as significações e suas contingências (espaciais e temporais).        Neste seminário colocaremos em prática duas operações analíticas.  A primeira, delinear uma história das violências modernas durante o século XX,  a partir de suas expressões estéticas. A segunda, segundo os casos que serão estudados, propor estratégias teóricas para pensar outras realidades. O seminário percorre o caminho de uma leitura histórica a uma proposta teórica. Isso com esforço necessário para pensar o diacrônico das violências modernas.



Convidamos a tod@s para o Seminário:
 
Datas: 28 e 29 de junho, 17 às 20 horas.
Local: prédio 74A, sala 2374.
 
Ministrante: Prof. Dr. Daniel Inclán Solis – Instituto de Investigaciones Económicas, UNAM, México
 
          Resumo: Toda forma de violência produz campos de significação e formas sensíveis. Por isso, o estudo das estéticas das violências pode servir como estratégia para uma leitura histórica delas.  Isto possibilita superar uma analise mecânica e “presentista”. A história da estética da violência também ajuda a descentralizar a leitura binaria dos processos sociais, pois serve para enxergar a complexidade das formas sócias que estão em jogo: os corpos (o objetivo ultimo de toda violência), os sentidos, as significações e suas contingências (espaciais e temporais).
        Neste seminário colocaremos em prática duas operações analíticas.  A primeira, delinear uma história das violências modernas durante o século XX,  a partir de suas expressões estéticas. A segunda, segundo os casos que serão estudados, propor estratégias teóricas para pensar outras realidades. O seminário percorre o caminho de uma leitura histórica a uma proposta teórica. Isso com esforço necessário para pensar o diacrônico das violências modernas.
 
Observação: as aulas serão ministradas em espanhol.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-516

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes