Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carlos Henrique Armani

Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-graduação em História. Responsável pelas disciplinas de Teoria da História. Atual coordenador do PPGH. Professor Visitante da Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) e da Universidad de la República (Uruguai).

Integrante dos grupos de pesquisa International Network for Theory of History e Red Latinoamericana Historia Pensada.

É graduado, mestre e doutor em História pela PUCRS e realizou estágio prós-doutoral em Teoria e Filosofia da História pelo Programa de Historiografia e Ciência da História e da Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Contato carlos.armani@ufsm.br

CV Lattes                                            

ORCid ORCID iD icon

Site https://ufsm.academia.edu/CarlosHenriqueArmani

 

Linha de pesquisa

Fronteira, política e sociedade

Memória e patrimônio

 

Temas de pesquisa

História intelectual
 
Teoria e filosofia da história e da historiografia
 
Pensamento decolonial e pós-colonial

 

Projetos ativos

História Intelectual, Presença e Sentido

 

 

Principais produções:

1. ARMANI, Carlos Henrique. O Brasil e a sombra dos Estados Unidos: discursos sobre a autodeterminação nacional em Eduardo Prado e Araripe Júnior. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 40, p. 245-266, 2020.
 
2. ARMANI, Carlos Henrique.  A história intelectual e a virada ontológica na antropologia. Revista História: Debates e Tendências, v. 20, p. 36-52, 2020.
 

3. ARMANI, Carlos Henrique. Historiografia e pensamento contra-antropocêntrico. In: Fabrício Antunes Soares; Ricardo Oliveira da Silva.. (Org.). Diálogos: estudos sobre teoria da história e historiografia. Criciúma: Editora da UNESC, 2017, v. 01, p. 57-97.

4. ARMANI, Carlos Henrique. Reflexões sobre o contexto na história intelectual: entre a virada linguística e o novo materialismo filosófico. TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE), v. 19, p. 80-102, 2015.

5. ARMANI, Carlos Henrique. Discursos da nação: historicidade e identidade nacional no Brasil em fins do século XIX. 01. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

Carlos Henrique Armani

Carlos Henrique Armani é doutor em História pela PUCRS com extensão de doutoramento no Instituto de História e Teoria das Ideias da Universidade de Coimbra (Portugal). Realizou Pós-Doutorado em Teoria e Filosofia da História pelo Programa de Historiografia e Ciência da História e da Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Professor Adjunto do Departamento de Educação e Informação em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009-2010). Desde 2010, é Professor Adjunto dos cursos de Graduação e de Mestrado em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro pesquisador do Grupo Etopías – Centro de Redes Intelectuales Latinoamericanas. Chefe do Departamento de História da UFSM. Tem experiência nas áreas de História Intelectual e Teoria da História e da Historiografia.