Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prof. Dr. Anselmo Peres Alós do PPGL recebe prêmio Pesquisador Gaúcho 2023

Solenidade de entrega foi realizada no dia 31 de outubro, em Porto Alegre



Luciano Schuch, Anselmo Peres Alós, Maria Rosa Chitolina, Leandro Michels e Cristina Nogueira

Foi realizada na terça-feira (31) a solenidade de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Três docentes da UFSM foram contemplados neste ano, entre eles: Anselmo Peres Alós, na área de Artes, Letras e Linguística. Com o tema “Ciência e Inovação: alicerces do futuro”, o Prêmio buscou reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. 

 Saiba mais sobre o premiado:

Artes, Letras e Linguística: Anselmo Peres Alós

Agraciado pelo prêmio na área de Artes, Letras e Linguística, o professor Anselmo Peres Alós, atua na UFSM como docente de graduação do Departamento de Letras Vernáculas, nas disciplinas de literatura brasileira, literaturas africanas de língua portuguesa e teoria literária. Já na pós-graduação ministra disciplinas voltadas para questões de gênero, raça e sexualidade na literatura brasileira. Em seu projeto de pesquisa, financiado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, investigou especificamente questões de autoria e de representação de subjetividades transexuais na literatura brasileira.

Anselmo explica que há duas esferas fundamentais para a concessão do prêmio: a  atuação na formação de recursos humanos e a produção intelectual, ou seja, as publicações. O professor afirma que atua de forma intensa nesses dois campos, com alta produtividade e impacto e com a inserção de egressos no mercado de trabalho. “Meus orientandos e ex-orientandos, atualmente, estão em atividade em importantes instituições, como a UFPR, a UFRGS, a UEMA, a UFSSPA e a imprensa do Governo Estadual do RS, e a Secretaria Estadual de Educação. Parte da relevância da minha atuação deve ser creditada ao sucesso profissional que eles alcançaram, dando visibilidade estadual e nacional ao nosso Grupo de Pesquisa”, explica. 

Mesmo com a atuação já consolidada, o professor conta que não esperava pelo prêmio, mas afirma estar lisonjeado. Anselmo destaca a importância de todo  reconhecimento ao trabalho de pesquisa nas áreas das Humanidades, principalmente, se o conhecimento produzido estiver atrelado às questões sociais e de direitos humanos, áreas tão atacadas e desvalorizadas. Para ele, a pesquisa acadêmica não pode estar afastada da interação com o ensino e a extensão. “Produzir conhecimento na área das humanidades não faz sentido se esse conhecimento não estiver atrelado à busca por justiça social, por equidade de gênero, por uma visão de mundo antirascista, antimachista e anti-homo/transfóbica. […] Minha atuação como intelectual, educador e pesquisador só faz sentido na medida em que puder usar o espaço de privilégio que ocupo, como homem gay, branco e cis, para dar voz àqueles que ainda não dispõe da legitimidade acadêmica que eu possuo”, finaliza.

WhatsApp-Image-2023-11-01-at-10.51.42-1
Prof. Dr. Anselmo Peres Alós recebe o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023

Texto originalmente produzido por: Júlia Weber, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias e Gabriela de Almeida, estudante de jornalismo e bolsista da Proinova, e João Ricardo Gazzaneo
Fotos: Solange Prediger

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-3437

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes