Ir para o conteúdo PPGP Ir para o menu PPGP Ir para a busca no site PPGP Ir para o rodapé PPGP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes

ADRIANE RUBIO ROSO

Psicóloga e Professora Associada (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Graduação/Mestrado). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-Doutora em Comunicação (UFSM). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Doutora em Psicologia, com Doutorado Sanduíche (Columbia University), sendo Fulbright Alumni. Especialista em Saúde Pública (UFRGS/ FIOCRUZ/ ESP/RS) e em Gestão em Saúde (UFRGS). Certificada em Aconselhamento em Álcool/Drogas (University of California – UCLA). Coordena o “VIDAS – Núcleo de de pesquisa, ensino e extensão” (UFSM) e Lidera o Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”. Membro Efetivo do Grupo de Trabalho 66 “Representações Sociais” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do GT (2015-2016). Áreas de Pesquisa: psicologia social, psicologia e política, saúde coletiva, estudos de gênero e comunicação social. Temas de interesse: minorias sociais, violência, direitos sexuais/reprodutivos, (ciber)mídia, consumo de drogas. Perspectivas Reflexivas: Psicologia Social Crítica e afinidades (Teoria das Representações Sociais, os Estudos de Gênero, Teoria da Dominância Social e Estudos da Cultura Material). Em contextos clínicos, tem afinidade com a Psicanálise.

E-mail: adrianeroso@gmail.com

Lattes

 

ALBERTO MANUEL QUINTANA

Prof. Associado IV, Psicólogo, mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutor em Bioética pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário de Santa Maria e líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde onde desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Bioética, Psico-Oncologia, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Tanatologia.

E-mail: albertom.quintana@gmail.com

Lattes

 

ALINE CARDOSO SIQUEIRA

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, com estágio sanduíche na University of Connecticut. É membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev/UFSCar), realizando pesquisas relacionadas à maternidade, adoção, institucionalização de crianças e práticas educativas parentais. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Laprev/UFSCar com Profa. Dra. Lúcia Cavalcante de Albuquerque Williams, sendo visiting researcher na University of Maryland (2017-2018). É membro do GT da ANPEPP “Tecnologia social e inovação: Intervenções psicológicas e práticas forenses contra violência”. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização, adolescência, parentalidade e maternidade. Atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM.

E-mail: alinecsiq@gmail.com

Lattes

 

ANA PAULA RAMOS DE SOUZA

Fonoaudióloga (UFSM), mestre e doutora em letras (PUCRS) e pós-doutora em Letras (UFRGS). Dedica-se ao estudo da infância, sobretudo bebês de 0 a 3 anos. Seus estudos enfocam a apropriação da linguagem em quadros de transtorno do desenvolvimento, a detecção precoce de risco ao desenvolvimento psíquico, bem como formas de intervenção precoce.

E-mail: ramos1964@uol.com.br

Lattes

 

CAROLINE RUBIN ROSSATO PEREIRA

Psicóloga, possui especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia de Casais e Família (INFAPA) e doutorado em Psicologia (UFRGS/University of Michigan). Atua como professora do Depto. de Psicologia da UFSM, coordena o Projeto de Extensão “Enlaces”, voltado à psicoterapia de casais e famílias e, atualmente, desenvolve pesquisas vinculadas aos seguintes temas: parentalidade em diferentes contextos (separação conjugal, recasamento, monoparentalidade e viuvez), conjugalidade e relacionamentos amorosos na atualidade.

E-mail: carolinerrp@gmail.com

Lattes

 

CLARISSA TOCHETTO DE OLIVEIRA 

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer & Piccoloto (WP). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Psicologia da UFSM e coordenadora do Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog). Possui interesse pelas temáticas terapia cognitivo-comportamental, psicopatologia (especialmente TDAH em adultos), neurociências e saúde mental de estudantes universitários.  

E-mail: clarissa.tochetto@gmail.com

Lattes

 

DORIAN MÔNICA ARPINI

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, Pos-Doutora em Psicologia/Universidade de Lisboa, Professora do Departamento de Psicologia, docente do Programa de Pos-Graduação em Psicologia da UFSM. Tem trabalhado com os seguintes temas: relações familiares, aspectos psicológicos, jurídicos e sociais; violência com crianças e adolescentes, aspectos clínicos e institucionais e psicologia e saúde pública.

E-mail: monica.arpini@gmail.com

Lattes

 

JANA GONÇALVES ZAPPE

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação e Mestrado em Psicologia pela UFSM e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Jurídica (CFP) e em Crianças e Adolescentes em Situação de Risco (UNIFRA). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS) e do Grupo de Trabalho Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação na Psicologia (ANPEPP). Atuou como psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS) e na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, nas áreas de Psicologia Jurídica, Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, comportamentos de risco, medidas sócio-educativas, violência, famílias, instituições, saúde pública e clínica psicanalítica.

E-mail: janazappe@hotmail.com

Lattes

 

MARCOS ADEGAS DE AZAMBUJA

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na London School of Economics (LSE). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção da subjetividade, saúde mental, espiritualidade, arte, neurociências e políticas públicas.

E-mail:  marcos.azambuja@ufsm.br

Lattes 

 

SAMARA SILVA DOS SANTOS

Doutora em Psicologia. Áreas de interesse: Estudos sobre famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos; prevenção e intervenção em situações que envolvam a saúde e o processo de desenvolvimento em situações de risco pessoal e social. 

E-mail: silvadossantos.samara@gmail.com

Lattes

 

SILVIO JOSÉ LEMOS VASCONCELLOS

Vasconcellos é psicólogo, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre as alterações da cognição social em diferentes transtornos mentais e sobre saúde em indivíduos privados de liberdade.

E-mail: silviojlvasco@hotmail.com

Lattes

 

TAÍS FIM ALBERTI

Graduação em Psicologia pelo Curso de Psicologia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003). Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE(2006), do Centro de Educação/CE, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutora em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU(2011), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora  Adjunta IV do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH/UFSM.  Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Educação (GEPEPE/CCSH/UFSM). Atua na linha de pesquisa problemáticas de saúde e contextos institucionais nos seguintes temas: Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia histórico-cultural; Psicologia, educação e tecnologias; Psicologia e Políticas públicas educacionais.

E-mail: tais.alberti@ufsm.br  

Lattes

 

NAIANA DAPIEVE PATIAS

Atualmente trabalha como professora adjunta do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Criança e Adolescente em situação de risco (2011) (UNIFRA) e em Psicologia Escolar (2016) (Faculdade Monteiro Lobato – FATO). Possui Mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Possui interesse, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia Escolar/Educacional, desenvolvimento do adolescente, estilos e práticas educativas parentais e exposição de crianças e adolescentes à violência intra e extrafamiliar. 

E-mail: naiana.patias@ufsm.br

Lattes