-
Envie os dados da banca por e-mail ao(à) seu(sua) orientador(a), considerando que a comissão examinadora deve ter, no mínimo, três membros efetivos e um suplente. Além disso, pelo menos um dos membros efetivos deve ser externo à UFSM;
-
Aguarde a autorização do(a) orientador(a) antes de prosseguir.
-
Importante: Não poderão fazer parte das bancas de qualificação, o cônjuge do(a) discente ou do(a) orientador(a) e/ou parentes afins do(a) discente(a) ou do(a) orientador(a) até o terceiro grau inclusive.
2. Para o preenchimento do formulário on-line banca de qualificação (mínimo de 21 dias antes da qualificação), você precisará das seguintes informações:
-
Nome completo, e-mail, CPF (brasileiros) ou passaporte (estrangeiros) dos membros da banca;
-
Informar se os membros são docentes (sim/não);
-
Instituição de vínculo (preferencialmente, a sigla da instituição, como por exemplo, UFSM);
-
Função dos membros na banca (orientador, avaliador, coorientador, suplente);
-
Link do Currículo Lattes ou indicação de que o membro não possui cadastro nesta plataforma;
-
Local da defesa (link, sala e prédio). Para agendar o local da defesa, faça o seguinte:
[1] Defesa exclusivamente presencial: entre em contato com o Núcleo de Infraestrutura do CCSH pelo e-mail infra.ccsh@ufsm.br.
[2] Defesa híbrida (presencial + on-line): entre em contato com a Subdivisão de Tecnologia da Informação pelo ramal 55 3220 9625.
[3] Defesa por videoconferência: combine a criação do link com o(a) seu(sua) orientador(a), utilizando, preferencialmente, os domínios @ufsm ou @acad.ufsm.
3. Após preencher o formulário on-line banca de qualificação:
-
Você receberá o formulário preenchido por e-mail (verifique o spam se necessário);
-
Caso não receba em até uma hora, contate a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br).
4. Abrir o processo no PEN/SIE:
-
Efetue login, com o número da matrícula e a senha do portal do aluno. Selecione, no botão “Novo”, a opção “Processo”;
-
Tipo documental: “Processo de qualificação de dissertação de mestrado – código 134.324”
-
Anexar e assinar o formulário recebido por e-mail;
-
Anexar o histórico escolar simplificado (buscar no menu Relatórios do Portal Estudantil).
5. Tramitação:
-
Envie o processo para o(a) seu(sua) orientador(a);
-
O(a) orientador(a) verificará as informações, assinará o formulário e tramitará o processo para o Programa de Pós-Graduação (PPG) ou devolverá para ajustes.
Importante: após enviar o processo, avise seu(sua) orientador que o processo de qualificação está na caixa postal dele(a) aguardando análise, assinatura (no formulário) e tramitação para a coordenação do PPG.
6. Homologação:
-
A coordenação do PPG homologará ou retornará o processo para ajustes.
7. Acompanhe o seu processo:
-
Acesse o Portal de Documentos e digite o número do processo no campo “Número”. Também é possível encontrá-lo informando seu nome no campo “Interessado”;
-
Clique no ícone de pasta
para abrir o processo. Em seguida, selecione “Tramitações” para localizá-lo e ler os despachos.
8. Membros externos sem cadastro no PEN/SIE:
-
Oriente-os, na medida do possível, a providenciar o registro no portal (detalhes aqui: cadastro de brasileiros | cadastro de estrangeiros);
-
Somente membros estrangeiros podem assinar a ata manualmente, conforme previsto no Memorando Circular 004/2024 – PRPGP.
Atenção:
-
Solicitações de qualificação por e-mail não serão mais aceitas;
-
Processos com formulários fora do padrão serão devolvidos para correção;
-
Ajustes no formulário exigem novo preenchimento no sistema on-line; não se deve editar o formulário recebido por e-mail.
Dúvidas?
-
Entre em contato conosco (sipos.ccsh@ufsm.br).
PRÉ-QUALIFICAÇÃO:
Faz parte da disciplina PSI819, desse modo o que se refere a ela é tratado direto com o docente responsável.
Para a certificação das bancas de pré-qualificação utilizar o mesmo modelo de certificado das Bancas de Qualificação, tendo o cuidado de substituir a palavra “qualificação” por “pré-qualificação”.