Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações gerais para Defesa

A Defesa Final de Mestrado se inicia com a abertura dos trabalhos pelo Coordenador do PPG ou pelo Presidente da Banca; em seguida o mestrando faz a exposição da dissertação, tendo de  30 a 50 minutos 

Em seguida, cada membro da Banca Examinadora faz uma arguição num período de cerca de 30 minutos para cada um, cabe à banca definir se a defesa dos pontos levantados ocorre durante ou após a arguição. 

Ao findar  esta etapa os membros da banca se reúnem em privacidade para discutir a avaliação, nota/conceito, e preencher a ata de defesa. 

Na próxima etapa, os membros da banca examinadora voltam a se reunir com o mestrando quando será lida a Ata ao final na presença do discente e da plateia presente.

É recomendado que o aluno leve consigo, no momento da banca de defesa final de mestrado, pelo menos duas vias da Folha de aprovação prevista no Manual de Dissertações e Teses da UFSM, versão 2021, para que, em caso de aprovação, o mesmo possa coletar as assinaturas dos membros da Banca Examinadora. 

O Regulamento Interno do PPGPC prevê a entrega de duas vias da versão definitiva (conhecida como “capa dura”) da dissertação final de mestrado, com a assinatura dos membros da banca examinadora na folha de aprovação.

Juntamente com a dissertação impressa, o mestrando deverá entregar duas cópias da versão definitiva e do artigo científico sobre a dissertação (de 15 a 20 páginas), em CD-ROM, em formato PDF (Portable Document Format).

Em caso de reprovação, a Banca Examinadora pode estipular um prazo de até 90 dias para correções e nova defesa.