No último dia 30 de abril, realizou-se o lançamento do livro “A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re)produção do capital acadêmico”, organizado pelo professor Everton Picolotto, do Departamento de Ciências Sociais. O evento, que reuniu membros da comunidade universitária, marcou a culminância de um projeto que começou nas salas de aula da disciplina de Sociologia da Educação, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFSM.
A obra, publicada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reúne cinco capítulos que analisam criticamente as estruturas de poder e as dinâmicas de formação das elites acadêmicas na UFSM, utilizando como base teórica a sociologia de Pierre Bourdieu. Os textos foram produzidos por pesquisadores da instituição, vinculados ao mestrado e doutorado do PPGCS, bem como ao doutorado e um pós-doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação.
Da sala de aula para a publicação
Como destacado em matéria publicada no site da UFSM em março deste ano, a ideia do livro surgiu durante as discussões da disciplina de Sociologia da Educação, em 2023. As reflexões sobre o papel da universidade e sua relação com as desigualdades sociais levaram o grupo a investigar as elites políticas e científicas da própria instituição. “A leitura de Homo Academicus, de Bourdieu, foi particularmente estimulante para pensar o processo de geração e acúmulo de capital acadêmico”, explica Picolotto no capítulo introdutório.
Os temas abordados
O livro está estruturado em cinco capítulos que abordam:
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Universidade: reprodução e transformação (Everton Picolotto): Analisa a trajetória histórica da universidade no Brasil e o caso específico da UFSM.
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A elite política na academia (Aleir Martins e Micaela Jessof): Examina as trajetórias dos reitores da UFSM desde sua fundação.
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A elite científica (Fernanda Fernandes e Matheus Junges): Investiga o perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.
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“Herança acadêmica” (Mayco Silva e Norberto Ornelas): Discute a transmissão de capital científico entre orientadores e orientandos.
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Financiamento à pesquisa (Marcos Corrêa e Fernanda Fernandes): Analisa a distribuição de recursos para pesquisa na UFSM.
Destaques das descobertas
Entre os achados mais relevantes apresentados no livro estão:
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A concentração dos reitores da UFSM em apenas três centros de ensino (Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciências Rurais)
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A predominância de homens nas posições mais altas da hierarquia acadêmica
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A reprodução de “genealogias acadêmicas”, onde orientadores de prestígio formam novos docentes para a instituição
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A distribuição desigual de recursos financeiros para pesquisa, beneficiando áreas consideradas “estratégicas”
Evento de lançamento
O lançamento oficial ocorreu no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e contou com a presença dos autores, orientadores e membros da comunidade acadêmica. Durante o evento, foram realizadas mesas-redondas para discutir os principais temas abordados na obra.
“Este livro é um convite à reflexão sobre como funcionam as estruturas de poder dentro da nossa universidade e como podemos torná-la mais democrática”, afirmou Picolotto durante a cerimônia.