O estudante do curso de Bacharelado em Ciências Sociais (UFSM) e membro do Laboratório de Investigação Sociológica (LABIS/UFSM), Eric Quevedo Silva, participou do “Diálogo Regional Norte hacia el Plan de Acción en Género y Cambio Climático 2026–2030“, em Tacuarembó – Uruguai. O evento, realizado no dia 2 de agosto, também reuniu representantes dos estados de Rivera, Cerro Largo e Durazno para discutir os desafios climáticos com foco na interseção gênero e território.
O evento, que integra um processo consultivo nacional do Uruguai, utilizou a metodologia de “Memorias Afetivas”, que combina a educação, memória coletiva e participação política. A partir dessa abordagem, os participantes reconstruíram a história climática de suas comunidades entre 1995 e 2025, identificando eventos extremos e seus impactos emocionais e sociais.
Segundo relato do estudante, o evento: “foi uma oportunidade incrível de ver como a pesquisa pode ser aplicada para pensar problemas reais. Além de que a temática vai diretamente de encontro à minha proposta de trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada, que valoriza as experiências e saberes das comunidades, foi muito interessante e inovadora. Sem dúvidas reflete uma realidade diferente [da brasileira], que contribui na consolidação da cultura política participativa na sociedade uruguaia.“
O estudante também ressaltou a importância de eventos como esse para a formação acadêmica e o engajamento cívico. “Ter a possibilidade de participar de um evento como este foi muito relevante na minha formação, para isso o apoio da coordenação do curso de Bacharelado em Ciências Sociais foi fundamental. Ver o compromisso dos governos e da sociedade civil em construir um plano de ação conjunto, é um exemplo de gestão pública que busca o desenvolvimento de políticas públicas pensadas para e pelo território, considerando o conhecimento local e as vulnerabilidades socioambientais“, destacou.
A iniciativa, promovida pela Dirección Nacional de Cambio Climático do Ministerio de Ambiente do Uruguai e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visa elaborar um novo Plano de Ação em Gênero e Mudanças Climáticas. O evento contou com a presença de autoridades como Mónica Xavier (diretora do Instituto Nacional de las Mujeres), Paola Ifrán (diretora de Gênero do Ministério do Meio Ambiente) e Jorge Castelli (diretor geral de Desenvolvimento Social da Intendência de Tacuarembó).
O objetivo é que as recomendações levantadas no diálogo sirvam de base para políticas públicas que garantam a equidade de gênero, a inclusão e a sustentabilidade, reconhecendo que os impactos das mudanças climáticas afetam de forma diferenciada mulheres e outras diversidades.
Para mais informações sobre o evento, acesse:
Se realizó el Diálogo Regional Norte sobre Género y Cambio Climático
#LABIS #CiênciasSociais #MudançasClimáticas #Gênero #Uruguai #Pesquisa


