Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Ep2: Eu tenho uma teoria

No episódio 2,  a gente fala sobre como a teoria quântica surge, onde a encontramos no nosso dia a dia e para qual direção ela está caminhando.

No primeiro bloco, a gente traz três fenômenos que foram fundamentais para o surgimento da teoria quântica. No segundo bloco, a gente fala de como o conhecimento dessa nova teoria acabou gerando uma série de tecnologias de ponta que temos hoje e, no bloco 3, a gente faz uma síntese de como a nossa compreensão atual da quântica está produzindo as tecnologias do amanhã.

Acesse a transcrição do episódio e a tradução para o Inglês.

Grande parte dos temas que a gente tratou no episódio, principalmente a parte histórica da formação da teoria quântica, aparecem com muitos mais detalhes no livro ‘Incerteza Quântica: Os mistérios de uma teoria e a nova era da informação’, do nosso entrevistado Rafael Chaves.

‘Quantum Technology Monitor’ publicado pela McKinsey em abril de 2023, traz um panorama geral dos investimentos globais em tecnologias quânticas.

Em relação às iniciativas brasileiras para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias quânticas:

• Neste documento, você pode ler mais sobre a criação do Centro de Competência em Tecnologias Quânticas no Senai Cimatec, localizado em Salvador. Trata-se de uma iniciativa financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
  • Aqui você encontra o roadmap para a implementação de uma iniciativa em Tecnologias Quânticas no estado de São Paulo, que foi lançado no evento ‘Principia/SAIFR Symposium on Quantum Technologies for São Paulo, Brazil, and Latin America’ em Fevereiro de 2023.
  • E seguem também links para saber mais sobre a Rede rio quântica e exemplos de iniciativas de fomento federais (CNPq/MCTI) e estaduais (Fapesp/Faperj) que visam fortalecimento exclusivamente da pesquisa nas áreas das tecnologias quânticas e ciências relacionadas.

Créditos do episódio:

No episódio, você ouve trechos de entrevistas com o Pablo Saldanha, a Ingrid Barcelos, a Gabriela Barreto Lemos e o Rafael Chaves.

Utilizamos trechos do filme Quem somos nós, de 2004, dos canais de YouTube Laércio Fonseca e Kelly Lemos: dor crônica e do livro A Cura Quântica, do autor Deepak Chopra.

Idealização: Leonardo Guerini e Gláucia Murta

Produção: Gláucia Murta, Leonardo Guerini, Luciane Treulieb, Samara Wobeto e Vitor Zuccolo

Apresentação: Glaucia Murta, Leonardo Guerini e Luciane Treulieb.

Roteiro do episódio: Leonardo Guerini, com contribuições da Gláucia Murta, Luciane Treulieb e Samara Wobeto

Consultoria de roteiro: equipe do podcast Ciência Suja

Edição de som: Leonardo Guerini, Vitor Zuccolo e Mateus Scherer

Suporte de gravação: Pablo Ruan

Mixagem: Felipe Barbosa

Música original: Pedro Leal David

Identidade visual e as ilustrações de capa: Augusto Zambonato

Mídias sociais: Milene Eichelberger

Site: Daniel M. De Carli

O Q Quântico é produzido dentro de universidades públicas. Contamos com o apoio de diversos funcionários das nossas instituições que contribuíram para que o podcast chegasse ao seu formato final. Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do cluster de excelência “Matter and Light for Quantum Computing” (ML4Q) da Alemanha. E o suporte e infraestrutura da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf e das rádios da Universidade Federal de Santa Maria.