Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A Produção Editorial na editoração e no design editorial



Por Lívia Oliveira

Como já sabemos, a Produção Editorial abrange diversas áreas da comunicação social e uma delas é a editoração. A editoração engloba todo o processo necessário para a publicação de um produto textual, sejam eles livros ou revistas. Ou seja, o produtor editorial está apto para realizar a captação, a seleção e a revisão dos materiais, e também a parte escrita, gráfica e de divulgação. Há também o papel do agente literário. O mesmo é responsável por fazer a ponte entre autores e editoras. Desta forma, é necessário que este profissional saiba avaliar um bom texto e sempre se mantenha informado sobre o que está rolando no mundo das editoras. 

Já no design editorial é onde toda a parte gráfica acontece. Sendo assim, produtores editoriais podem trabalhar em três áreas: a de designer, a de diagramador e a de capista. O designer é aquele que cuida da tipografia e das cores, observando quais funcionam melhor para o conceito do produto. Já o diagramador é aquele que pega o texto pronto e o organiza no que serão as páginas dos livros. E o capista se dedica apenas a criação de capas. Porém, em todas essas áreas os profissionais precisam ter conhecimento sobre tipografia e cores. 

Para exemplificar melhor, trouxemos dois trabalhos. Um deles é o livro Japão Moderno, desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros pelos alunos Clara Timbó, Jamir Ferreira, Júlia Tupini e Noemi Burelli. E também a Revista Luna, feita pelas alunas Fernanda Redin, Flávia Monteiro, Isabela Escandiel, Maria Tereza Dias Tassinari e Mariana Weege para as disciplinas de Produção Editorial para Revistas e Planejamento e Produção Gráfica. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-830-116

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes