Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ColorADD – Linguagem Universal Presente na Revista O QI



Pensando em tornar a Revista O QI cada vez mais acessível, realizamos uma parceria muito importante com a ColorADD, uma linguagem única e não discriminatória, que permite uma experiência acolhedora aos nossos leitores.

Conheça um pouco mais sobre o importante Alfabeto das Cores e como o adaptamos para a acessibilidade da nossa revista abaixo:

Criada por Miguel Neiva, a partir de um trabalho de mestrado apresentado em 2008 na Universidade do Minho – Portugal, a ColorAdd surgiu como um meio de auxiliar pessoas daltônicas a distinguir as cores. 

Segundo Miguel para a revista Ímpar: “A ColorADD existe porque a sociedade se esqueceu dos daltônicos”.

Conheça o Color ADD:
“A Cor é para Todos!
ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltônico identificar as cores, sempre que forem um fator de identificação, orientação ou escolha.”
– ColorADD, Alfabeto das Cores.

ColorADD e a 12ª edição da O QI:
Durante a elaboração do projeto gráfico da revista, foram escolhidas as cores azul, preto e branco para compor seu design. Além de possibilitar um menor custo de produção, essas cores são acessíveis devido ao seu alto contraste.

A decisão pelo azul se deu a partir do “Guia de Acessibilidade Cromática para Daltonismo”, do egresso Thiovane Pereira – graduado em Publicidade pela UFSM -, a cor também traz um tom de seriedade e é facilmente encontrada em sinalizações nas ruas.

Ao fim dessa etapa de cores, implementamos os símbolos da CollorADD, tornando ainda mais acessível a nossa comunicação visual.

A 12ª Edição da O QI está em produção e estamos trabalhando para deixá-la acessível  para quem quiser conhecê-la! Para nos acompanhar mais de perto, confira as nossas redes sociais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-830-680

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes