“Memórias Além do Papel” por: Rafael Rodrigues e Naira Prado
Hoje, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM), Jean Rossi pesquisa a formação em Produção Editorial no Brasil, tema que também se entrelaça com sua história com a O QI. Durante a fala, destacou como o colecionismo das edições da revista representa uma forma de registrar a memória e o afeto pelo curso, valorizando o percurso de quem constrói a profissão de editor.
Inspirados pela fala do egresso, dois estudantes do curso, Rafael Rodrigues e Naira Prado, produziram a comic “Memórias Além do Papel”, que retrata o elo entre gerações editoriais por meio de, uma narrativa visual que revisita o momento em que Jean participou da revista e celebra o retorno dele ao evento, agora como palestrante. A obra, criada a partir de uma entrevista com o egresso, sintetiza o sentimento de pertencimento e continuidade que marca a comunidade editorial da UFSM.
O lançamento da O QI e a presença de egressos como o Jean reforçam o papel do curso de Produção Editorial na formação de profissionais comprometidos com a memória, a estética e a inovação na área editorial. Mais do que um evento, o Editasul 2025 reafirmou o vínculo afetivo e criativo que une editores de diferentes gerações.