Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Museu Gama D’Eça

Criado em 23 de julho de 1968, na gestão do reitor José Mariano da Rocha Filho, o Museu Educativo Gama d’Eça possui exposições permanentes, temporárias e itinerantes, de temas variados e que mantém viva a história de Santa Maria. Seu nome é uma homenagem ao militar José Maria da Gama D’eça pela sua contribuição à cidade.

Pertencente a 5ª Região Museológica do Rio Grande do Sul, desenvolve projetos educacionais e promove seminários, palestras, cursos e visitas mediadas, o que revela sua preocupação em educar. O Museu se preocupa com a preservação, catalogação, ampliação e recuperação do seu acervo permanente. As exposições temporárias procuram salientar fatos que se destacam e preocupam a comunidade, como as exposições sobre Fontes Alternativas de Energia e Preservação do Meio Ambiente e Plantas Medicinais. O Museu também pesquisa atividades e personalidades históricas, em âmbito nacional ou mundial.

No final da gestão do reitor Derblay Galvão, o Museu Victor Bersani, da SUCV (Sociedade União dos Caixeiros Viajantes), foi anexado ao Museu Educativo Gama d’Eça, isto representou uma doação valiosa para a Universidade, com mais de 3.500 peças, a maioria da área de história.

A entrada do Museu é gratuita.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua do Acampamento, 81 – CEP: 97050-001

Contato: (55)3220-9306 / (55)3220-9308

E-mail: museuedu@gmail.com