Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI participa de eventos de intercâmbio acadêmico para estudantes da UFSM

Oportunidades de troca cultural, acadêmica e linguística são voltadas para pesquisadores da graduação e pós-graduação.



Resultado de uma parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), o Projeto Línguas no Campus (LINC), o Idioma Sem Fronteiras (IsF) – Português como Língua Estrangeira ou adicional (PLE/PLA), a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), serão realizados dois eventos de intercâmbio acadêmico no mês de novembro de 2022. O I Simpósio de Intercâmbio Acadêmico, que se subdivide em dois eventos: o II symposium Of Academic Exchange e o II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM serão eventos satélites da 37º Jornada Acadêmica Integrada da universidade, com objetivo de oportunizar a divulgação científica e a troca de experiências linguísticas e acadêmicas entre estudantes. O evento completo pode ser acessado neste link.

Juntos, os dois eventos convergem como espaços de divulgação científica e linguística, promovendo trocas de experiências entre públicos multidisciplinares e gerando impacto positivo na internacionalização da UFSM. As apresentações serão realizadas entre os dias 08 e 11 de novembro, no campus sede da UFSM. Primeiro, os candidatos inscrevem seus trabalhos segundo os requisitos do edital, posteriormente os apresentando de forma oral, com apoio de um slide único. Além disso, a Rede IsF ofertará em outubro um curso de Letramento Acadêmico, com foco na escrita de resumos e na elaboração de apresentações, exclusivamente para estudantes internacionais. Por fim, os trabalhos apresentados serão incluídos nos anais do evento, com previsão de publicação no primeiro semestre de 2023.

O II Symposium of Academic Exchange é uma iniciativa promovida pelo LabLer, LINC e SAI, que desafia pesquisadores de graduação e pós-graduação a apresentarem suas pesquisas em língua inglesa, em até cinco minutos, de maneira envolvente para público acadêmico não especialista. Com isso, busca-se impulsionar o letramento em língua inglesa e estimulá-los a levar sua pesquisa para públicos multidisciplinares, com direito de premiação para apresentações que se destacarem. As inscrições de resumos estão abertas até o dia 30 de setembro, com divulgação dos selecionados até o dia 20 de outubro. Para acessar todas as informações, orientações e critérios, acesse o edital completo.

Já o II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM é uma iniciativa no Núcleo de Línguas (NucLi) da Rede ANDIFES IsF, que desafia pesquisadores internacionais de graduação e pós-graduação a apresentar suas pesquisas em língua portuguesa, em até dez a quinze minutos, com posterior debate do trabalho apresentado. Com isso, além da prática do letramento em língua portuguesa, também há o estímulo de compartilhar estudos com públicos multidisciplinares leigos no assunto. As inscrições de resumos estão abertas até o dia 23 de outubro, com divulgação dos selecionados até o dia 31 de outubro. Para acessar todas as informações, orientações e critérios, acesse o edital completo.

 

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3515

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes