Visando promover o conhecimento dos estudantes estrangeiros vinculados à UFSM acerca da língua portuguesa e, logo, impactar diretamente na internacionalização da instituição, a SAI (junto de outros órgãos) dispõe atualmente de duas seleções para processos seletivos relacionados ao tema: a oferta coletiva de cursos gratuitos de português para estrangeiros (PLE) e o II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM.
A primeira, relativa à promoção da oferta coletiva de cursos gratuitos de português para estrangeiros (PLE), é voltada para discentes, docentes e técnico-administrativos da instituição, bem como para quaisquer estrangeiros interessados. Serão ofertadas 450 vagas, sendo que cada turma terá 25 vagas e 10 candidatos em lista de espera, com período de inscrições acontecendo entre os dias 03 de outubro e 17 de outubro. Os interessados devem se inscrever em apenas um idioma, além de apresentar comprovante de vínculo com a instituição e documento de identificação. As aulas serão realizadas de forma remota e síncrona, com previsão de duração de um mês (para os cursos de 16h) e dois meses (para cursos de 32h). Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários e elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes, neste link.
Já a segunda, relativa ao II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM é uma iniciativa no Núcleo de Línguas (NucLi) da Rede ANDIFES IsF, que desafia pesquisadores internacionais de graduação e pós-graduação a apresentar suas pesquisas em língua portuguesa, em até dez a quinze minutos, com posterior debate do trabalho apresentado. Com isso, além da prática do letramento em língua portuguesa, também há o estímulo de compartilhar estudos com públicos multidisciplinares leigos no assunto. As inscrições de resumos estão abertas até o dia 23 de outubro, com divulgação dos selecionados até o dia 31 de outubro. Para acessar todas as informações, orientações e critérios, acesse o edital completo.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI