Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

AUIP divulga editais para mobilidades e estudos na pós-graduação

Oportunidades oferecem bolsas de estudos que auxiliam a ida de alunos de pós-graduação para o exterior.

A AUIP (Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação) está com dez editais abertos para realização de mobilidades acadêmicas em nível de pós-graduação para o ano de 2023. Ao todo, são quase 180 bolsas para pesquisadores estudarem em algumas instituições de ensino membros da associação, localizadas na Espanha, Portugal e México. Para conhecer os possíveis destinos para a mobilidade, acesse a página de bolsas da AUIP. Para informações detalhadas e requisitos de cada uma das oportunidades, é importante que o candidato leia com atenção o edital de interesse e, em caso de dúvidas, contate os e-mails becas@auip.org com cópia para sai.programas@ufsm.br.

A UFSM passou a integrar a AUIP no ano de 2022 e a partir de então os alunos de pós-graduação da instituição podem ter acesso a oportunidades de mobilidade para as instituições membros. Alunos que estão concluindo os seus estudos na graduação ou no mestrado também podem concorrer a bolsas para realizarem respectivamente, mestrado ou doutorado de maneira integral em universidades de Portugal, Espanha ou México.

Mobilidades

A primeira oportunidade é do Consórcio Mexicano de Universidades (CUMex) que pode ser acessado neste link. Atualmente, são ofertadas no máximo 66 bolsas, com período de candidatura se estendendo até o dia 30 de março com a mobilidade prevista entre 30 de abril e 30 de novembro de 2023. As bolsas são no valor de no máximo 3.000 dólares e visam cobrir a viagem e alguns custos de estadia.

Mestrado

Para alunos que querem ingressar no mestrado, são 9 programas entre as Universidades de Almería, Cádiz, Huelva, Jaén, Málaga, Sevilla e Rey Juan Carlos, Córdoba da Espanha e Universidade Jesuíta de Guadalajara do México, com mais de 100 bolsas disponíveis, mais informações neste link. O valor e datas de inscrições das bolsas variam de acordo com os programas, então sugerimos que os editais sejam lidos atentamente.

Doutorado

A última oportunidade é referente ao edital voltado para doutorado nas áreas de  Ciências da Engenharia, Estudos Científicos Sociais e Pesquisa Psicológica, que pode ser acessado neste link. O programa é fomentado pela Universidade Jesuíta de Guadalajara, localizada no México. Neste programa são oferecidos uma bolsa para cada área citada acima, para cobrir 90% da matrícula do estudante selecionado. As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até 31 de março ou  30 de abril, dependendo do programa escolhido.

Texto: Isadora Barduil, acadêmica de Relações Públicas, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI