Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Programa Probral lança chamada para financiamento de pesquisas

Oportunidade financia projetos de pesquisa entre brasileiros e alemães e aceita inscrições até o dia 28 de junho.

O Programa Probral, resultado da cooperação entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), lançou uma chamada pública voltada ao fomento de pesquisas realizadas entre pesquisadores brasileiros e alemães. A chamada tem seus critérios e requisitos disponíveis no edital e aceita inscrições até às 17h do dia 28 de junho. O Probral financia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. Serão escolhidos até 30 projetos para receber o fomento em 2024 pelo período de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois anos. As propostas podem ser de qualquer área do conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.

O Probral prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e manutenção de projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. O programa teve seu primeiro edital em 2008 e visa aproximar pesquisadores alemães e brasileiros, fortalecendo o intercâmbio científico entre os dois países. O edital desta seleção é responsabilidade exclusiva da Capes e do DAAD, sendo que a SAI, neste contexto, atua apenas apoiando a divulgação da oportunidade e repassando-a para a comunidade acadêmica da UFSM. Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail inscricao.probral@capes.gov.br.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Informações: DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI.