Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

AUIP divulga oportunidades de mobilidade para pós-graduação com bolsas de estudo para 2024

Oportunidades possuem prazos, requisitos e valores de bolsas diversos.

A AUIP (Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação) está com três editais abertos para realização de mobilidades acadêmicas em nível de pós-graduação para o ano de 2024. As oportunidades contam com bolsas para facilitar a ida dos pesquisadores para o exterior, para realizarem estudos em instituições membros da associação, localizadas na Espanha, Portugal e México. Para acessar a lista de universidades membros da AUIP, o candidato deve visitar essa página.

Para informações detalhadas e requisitos de cada uma, é importante que o candidato leia com atenção o edital de interesse e, em caso de dúvidas, contate os e-mails becas@auip.org com cópia para sai.programas@ufsm.br. Todas as oportunidades são de responsabilidade exclusiva da AUIP, sendo que a SAI, nesse contexto, atua apenas apoiando a divulgação junto à comunidade acadêmica da UFSM.

A primeira oportunidade é voltada para professores, pesquisadores ou gestores que possuam título de doutorado e aceita inscrições até 16 de novembro. As mobilidades são exclusivas para universidades sediadas na região da Andaluzia, Espanha e devem ocorrer entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de 2024, com estadia mínima de um mês e máxima de 11 meses. O candidato selecionado tem direito a bolsa de 3.000 euros, sendo 1.200 euros para financiar o deslocamento e 600 euros mensais, pelo máximo de 3 meses, para despesas de subsistência. Destaca-se que o candidato interessado deve contatar por conta própria a universidade de interesse e solicitar a carta de aceite. Para acessar todos os detalhes do processo seletivo, o candidato deve acessar o edital.

A segunda oportunidade é voltada para estudantes de pós-graduação, independente do nível. Para essa seleção, a AUIP delimitou duas janelas de solicitação das bolsas: a primeira até 16 de novembro (para mobilidades entre 1º de fevereiro e 30 de junho de 2024) e a segunda até 25 de abril de 2024 (para mobilidades entre 1º de julho e 30 de novembro de 2024). As mobilidades são exclusivas para universidades sediadas na região da Andaluzia, Espanha e devem ocorrer entre 01º de fevereiro e 30 de novembro de 2024, com estadia mínima de um mês e máxima de 11 meses. O candidato selecionado tem direito a bolsa de 1.400 euros, para financiar o deslocamento até a Europa. Destaca-se que o candidato interessado deve contatar por conta própria a universidade de interesse e solicitar a carta de aceite. Para acessar todos os detalhes do processo seletivo, o candidato deve acessar o edital.

A terceira oportunidade é voltada para estudantes de pós-graduação, gestores de programas de pós-graduação, professores e pesquisadores. Essa também possui duas janelas de solicitação das bolsas: a primeira até 30 de novembro (para mobilidades entre 1º de fevereiro e 30 de junho de 2024) e a segunda até 09 de maio de 2024 (para mobilidades entre 1º de julho e 30 de novembro de 2024). As mobilidades são direcionadas para qualquer universidade membro da AUIP e devem ocorrer entre 01º de fevereiro e 30 de novembro de 2024, com estadia mínima de um mês e máxima de 11 meses. O candidato selecionado tem direito a bolsa de 1.200 euros, para financiar o deslocamento até a Europa. Destaca-se que o candidato interessado deve contatar por conta própria a universidade de interesse e solicitar a carta de aceite. Para acessar todos os detalhes do processo seletivo, o candidato deve acessar o edital.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI