Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Adriane Filipetto, servidora da Biblioteca Central da UFSM, defende sua dissertação de mestrado

No dia 07 de junho de 2019, a servidora da Biblioteca Central da UFSM Adriane Filipetto defendeu sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), da linha de pesquisa Políticas e Gestão, vinculado ao CTISM.

A dissertação, intitulada “Bibliotecas em transformação: estudo de usuários do sistema de bibliotecas da UFSM”, teve como banca o Orientador Prof. Dr. Claudemir de Quadros, o Prof. Dr. Bruno Milani e a Bibliotecária Dra. Claudiane Weber.

O objetivo geral da dissertação foi analisar as percepções dos usuários das bibliotecas da UFSM em relação aos serviços e espaços por elas ofertados aos alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade em geral. Foi enviado um questionário via e-mail e portais para alunos, professores e técnico-administrativos e obteve-se retorno total de 2953 usuários.

Os resultados mapeados vão auxiliar na gestão atual e também futuras, através da reestruturação das políticas de divulgação dos espaços e serviços, melhoria na prestação dos serviços, mudanças de infraestrutura, etc. Também, através das respostas, as bibliotecas puderam conhecer um pouco mais dos seus usuários (suas opiniões e necessidades), eles que são a razão da biblioteca existir.

Também como parte da apresentação final da dissertação, foi realizada uma exposição com a história da Biblioteca Central, com fotografias, preservando e mostrando as memórias dessa história de 47 anos colaborando com o ensino, pesquisa e extensão.

Registrado em BC