Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Entrega digital das MDTs na UFSM

Visando a otimização do espaço físico e a redução de custos aos acadêmicos de pós-graduação com impressão, bem como atender a Portaria Nº 360 do MEC, a UFSM passará adotar o envio de monografias, dissertações e teses na modalidade digital.

Com esta portaria não poderão mais ser emitidos documentos da vida acadêmica em suporte físico, sendo obrigatória sua produção unicamente na forma digital a partir de agosto de 2022.

Dessa forma, o sistema PEN-SIE já está apto para a entrega das MDTs em meio digital. As orientações acerca dos procedimentos podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPG, no ícone Ato de entrega de MDT – PEN-SIE.

Dentre os benefícios dessa mudança, destaca-se a área de armazenamento das MDTs na Biblioteca Central, que atualmente já está com sua capacidade esgotada devido ao peso e características de instalação das prateleiras no prédio.

Além disso, os acadêmicos não terão mais os custos para impressão e logística da entrega da versão encadernada, visto que muitos alunos já não residem mais na cidade. Ainda será evitada a reimpressão nos casos em que havia necessidade de correções após a entrega final já impressa.

Esta ação contribui para fortalecer as iniciativas de sustentabilidade e gestão ambiental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da UFSM em seu Desafio 7, tendo como princípio o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico.

Com foco na inovação e modernização administrativa, outros documentos que envolvem a vida acadêmica do aluno estão sendo transformados e otimizados para os sistemas e portais digitais da UFSM, impactando na agilidade e desburocratização dos procedimentos envolvidos.

O trabalho foi desenvolvido de forma integrada e colaborativa entre a Biblioteca Central (BC), o Departamento de Arquivo Geral (DAG), o Centro de Processamento de Dados (CPD), a  e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Para acessar as MDTs de modo on-line basta ir ao Manancial Repositório Digital da UFSM e a busca por assuntos ou autoria, continua sendo feita no Catálogo da Biblioteca ou diretamente no Repositório.