Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça o histórico de sites das bibliotecas da UFSM



Você sabia que as bibliotecas da UFSM já tiveram vários formatos de sites diferentes? Que inclusive havia um grupo de bibliotecários desenhando uma nova versão? Olha só as diferentes “caras” que o site das Bibliotecas da UFSM já teve!

Em 2022 a Biblioteca Central da UFSM comemora 50 anos de existência. O Prédio 30 da UFSM é uma estrutura central no eixo arquitetônico da instituição e seu site, mesmo sendo bem mais novo do que isso, tem acompanhando as novas tendências tecnológicas e se qualificando a cada dia.

O passado e o presente do site, em todas as suas versões

Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2003
Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2003

2003 é o primeiro registro arquivado da presença online das bibliotecas no site institucional da UFSM. Ele era bastante simples e focava na busca no catálogo. (Veja versão .html neste link). Em 2004 também houve a troca do sistema de automação das bibliotecas, conforme noticiado no site das bibliotecas.

Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2009
Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2011

De 2009 a 2011 o site da Biblioteca Central passou por uma grande mudança, ganhando um menu lateral e uma seção principal para a apresentação das suas notícias. A ilustração do cabeçalho (o próprio prédio da BC) se manteve. (Veja as versões .html neste link e neste link).

Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2014

2014 trouxe outra mudança radical no site da Biblioteca Central: houve a reestruturação dos menus, a criação independente dos sites de algumas das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas UFSM (SiB-UFSM) e a atualização da ilustração do ´prédio da biblioteca, desta vez em foto. (Veja a versão .html neste link).

Captura de tela da apresentação "ComSites?"
Captura de tela da apresentação "ComSites", página de detalhamento do projeto
Captura de tela da apresentação "ComSites", página "Encerramento"

De março de 2017 a agosto de 2018 um grupo de bibliotecários e bibliotecárias da UFSM se organizou para propor um novo layout para os sites das bibliotecas — um site unificado, com as páginas de cada biblioteca estruturadas de forma padronizada e organizado de forma a facilitar a localização dos serviços disponíveis e as instruções de uso no caso de dúvidas. A comunicação da comunidade com as bibliotecas também estava sendo discutida para ser melhorada. O grupo começou se auto denominar como “ComSites” (aglutinação de “Comissão” e “Sites”), mesmo sendo apenas um grupo de trabalho sem validação documental de forma institucional.  Os motivos da dissolução do grupo foram vários: houve o congelamento do login de acesso do grupo sem aviso prévio provocando a impossibilidade de dar continuidade em alterações, reformulações e estruturação de layout;  a falta de reconhecimento formal do grupo de trabalho; a existência de uma comissão interna do CPD que estava desenvolvendo uma página em paralelo com critérios próprios sem discussão prévia com bibliotecas e bibliotecários de forma que  as necessidades das bibliotecas não eram abrangidas e refletidas por completo no desenvolvimento; além da falta de recursos e do excesso de demandas sobre a equipe bibliotecária. Acima e abaixo estão telas da apresentação do relatório de encerramento de atividades da “ComSites” em reunião mensal de bibliotecários, em 2018.

Captura de tela da apresentação "ComSites", página de detalhamento do projeto
Captura de tela da apresentação "ComSites", página de detalhamento do projeto
Captura de tela da apresentação "ComSites", página de detalhamento do projeto
Captura de tela da apresentação "ComSites", página de detalhamento do projeto

No layout que estava sendo desenvolvido pelo grupo, eram previstos sites padronizados para todas as bibliotecas, um menu agrupado por serviços e por explicações de uso (como tutoriais), além de menus rápidos para os principais serviços digitais das bibliotecas, calendário de eventos e capacitações, álbum de fotos e notícias e destaques.

Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2019
Captura de tela da homepage do site da Biblioteca Central em 2022

A partir de 2019, então foi ao ar a versão mais recente do site das bibliotecas: ele obedece o padrão governamental e usa WordPress. Desde 2019 a homepage passou por pequenas mudanças, sendo a maior delas a população do site com notícias e a criação de uma página que reúne tutoriais. Você pode ver a versão .html do site em 2019 neste link e a versão .html do site em agosto de 2022 neste link.

A expectativa, considerando a experiência de transição e implementação de novos layouts, é de que futuramente a equipe bibliotecária seja abrangida em discussões previamente, de forma em que seja possível estruturar e refletir a demanda percebida em nossa comunidade que utiliza os recursos disponibilizados.

Sobre as capturas de tela e backups do site

Infelizmente a UFSM não faz backups navegáveis do seu histórico digital, especialmente de suas comunicações e de sua presença na internet. Contudo, e felizmente, o Internet Archive criou uma ferramenta fácil para backup de sites públicos, o WayBackMachine. Os links e as capturas de tela das versões do site usados nesta notícia só foram possíveis graças a esta iniciativa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-2501

Publicações Recentes