Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe bibliotecária se reúne no 2. Fórum de seleção de acervo para bibliotecas UFSM



Em agosto de 2021, a equipe bibliotecária da UFSM se reuniu por uma tarde para discutir e compartilhar experiências sobre as atividades de seleção de acervo para as 13 bibliotecas da instituição. Na ocasião foram discutidas as ferramentas disponíveis na época para estas atividades, como as aplicações no SIE, o Portal Ementário e softwares gerenciadores de planilhas eletrônicas. O objetivo do grupo era encontrar melhores práticas para o crescimento racional e ordenado das coleções das bibliotecas de modo que elas continuassem a atender ao tripé institucional do ensino, da pesquisa e da extensão.

Neste último agosto, em continuidade a este objetivo, ocorreu a segunda edição do Fórum. Participaram 21 bibliotecários e bibliotecárias da instituição, que discutiram temas como os setores parceiros para tomada de decisão quanto ao acervo, a revisão sistemática das bibliografias de curso e relatórios para o MEC, as formas de lidar com o descarte de material bibliográfico e a nova versão do formulário de avaliação de sugestão de aquisição. A grande novidade deste encontro, contudo, foi a Política de Desenvolvimento de Coleções, documento gerencial bibliotecário, que estabelece diretrizes gerais para a gestão dos acervos. Este documento foi desenvolvido em conjunto por toda a equipe bibliotecária desde 2019, foi finalizado em novembro de 2021 e foi publicada em março de 2022 e passa a ser usado para orientar e justificar a tomada de decisões no que se refere ao acervo  bibliográfico da instituição.

Captura de tela da reunião online do 2. Fórum de seleção de acervo para bibliotecas UFSM
2. Fórum de seleção de acervo para bibliotecas UFSM
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-2572

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes