Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

12 de março foi o Dia da Pessoa Bibliotecária

No Rio Grande do Sul são cerca 1.200. Na UFSM são 33, sendo quatro nas bibliotecas fora de sede. Mas e quem são as pessoas da equipe bibliotecária da UFSM? E o que fazem estes profissionais?

Responsáveis por gerenciar unidades de informação, os bibliotecários e bibliotecárias planejam, gerem e acompanham o trabalho das equipes de biblioteca e são celebrados e celebradas no dia 12 de março — a profissão foi regulamentada em 1962.  O seu trabalho especializado está voltado diretamente para a informação em diferentes suportes: selecionar, adquirir, catalogar, disponibilizar e dinamizar os acervos e conteúdos nas bibliotecas em todos os formatos necessários, como os livros impressos, periódicos online, livros eletrônicos e páginas na internet. As bibliotecas onde este tipo de profissional atua podem ser universitárias (como aqui na UFSM), especializadas (dedicadas a assuntos específicos), escolares, públicas, prisionais, comunitárias, de empresas, de escritórios de advocacia ou de tecnologia, entre outros.

Você tem mais dúvidas sobre a equipe que trabalha na UFSM para garantir o acesso aos livros, periódicos, normas e demais documentos disponíveis através das bibliotecas? Faça contato!

Você também pode conhecer mais sobre esta profissão nos seguintes órgãos de classe:

Abaixo vocês também pode conferir o material criado pela equipe bibliotecária da UFSM para marcar presença nas redes sociais da UFSM!