Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arquivologia e Biblioteconomia: uma oportunidade de socialização e troca de conhecimento na Biblioteca do CCSH



A Arquivologia e a Biblioteconomia são áreas do conhecimento da Ciência da Informação, possuem correlações, principalmente no que se trata do fluxo e acesso da informação.

Na tarde de 24/04/23, foi realizado um encontro entre acadêmicos da disciplina Linguagens Documentárias no Curso de Arquivologia da UFSM, ministrada pelo prof. Danilo Ribas Barbiero, e as bibliotecárias lena Inacio Goularte (BC), Luzia de Lima Sant’Anna (BC) e Jusélia Silva (BSCCSH).

O encontro ocorreu na Sala Inovadora, no 3º andar da Biblioteca Setorial, onde houve o relato de experiência dessas profissionais à frente da organização da informação na biblioteca. Temas como leitura documentária, controle de vocabulário, tesauros, cabeçalhos de assunto, sistemas de organização (CDU e CDD), foram abordados em como refletem nos processos de organização das bibliotecas da UFSM.

IMG_20230424_153929

Na oportunidade, o grupo teve acesso a uma exposição que contou com mobiliário de catálogo manual de fichas catalográficas e diversos manuais técnicos como: CDU, CDD, tesauros, Tabela de Cutter e outros.

Ao final, algumas obras com a temática de interesse foram sorteadas entre os participantes.

Agradecemos a participação de todos!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-2902

Publicações Recentes