Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Como realizar pedidos de fichas catalográficas e ISBN

Em Julho de 2022, a Subdivisão de Processos Técnicos (SPTEC)/ Biblioteca Central (Prédio 30 – Sala 114) atualizou o formulário de pedidos de elaboração de fichas catalográficas. Cadastrou-se na Câmara Brasileira do Livro – CBL e obteve o selo editorial para realizar o encaminhamento de pedidos de ISBN para a comunidade administrativa e universitária da UFSM.

Os serviços de elaboração de fichas catalográficas e pedidos de ISBN são oferecidos somente para as unidades administrativas e Editora da UFSM.

As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail <fichascatalograficasbc@ufsm.br>. É necessário enviar, em anexo, a publicação e o formulário preenchido, disponível em: <https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/biblioteca/servicos/ficha-catalografica/>

Em contrapartida à elaboração da ficha catalográfica, estabeleceu-se que fica condicionada à doação de 01 exemplar da publicação para compor o acervo da instituição, seja  impresso  ou digital. A inclusão da publicação no acervo dependerá de avaliação conforme os critérios estabelecidos na Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC). A obra finalizada deve ser encaminhada ao Núcleo de Aquisição – NA/ Biblioteca Central (Prédio 30 – Sala 108). Informações por telefone (55)3220-8649 ou e-mail <aquisicaobc@ufsm.br>.

A SPTEC oferece o serviço de elaboração de ficha catalográfica para os seguintes materiais:

• Publicações da Editora da UFSM;
  • Publicações de autoria das unidades administrativas e universitárias da UFSM.

A SPTEC não se responsabiliza por alterações posteriores à entrega da ficha ao solicitante. No caso de alterações na folha de rosto, número de páginas ou folhas, a solicitação deve ser refeita. O prazo do envio da ficha catalográfica é de três dias úteis.

Importante esclarecer que para cada formato de publicação (e-book ou impresso) é elaborada uma ficha individual. Mesmo procedimento é utilizado para pedido de ISBN, ou seja, cada formato recebe um registro único.

Para as dissertações e teses a ficha catalográfica é elemento obrigatório. Nesses casos, os alunos podem gerar as fichas de forma automática, disponível em: <http://w3.ufsm.br/biblioteca/ficha-catalografica/>.

A ficha catalográfica deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto etc. As informações contidas na ficha catalográfica, geradas por este sistema, são de total responsabilidade do autor da tese ou dissertação.

No caso das monografias e outros trabalhos acadêmicos (TCC’s, manuais, tutoriais internos, cadernos didáticos), a ficha não é obrigatória. Lembrando que esse serviço é oferecido somente pela Biblioteca Central, e não pelas demais Bibliotecas da UFSM.

Com relação ao ISBNInternational Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livroa Câmara Brasileira do Livro (CBL), desde março de 2020, é a única instituição autorizada a emitir o registro no Brasil.

O ISBN foi criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. Ela é composta de 13 dígitos que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.

A partir dessa combinação, é possível individualizar e catalogar as informações particulares e específicas de cada uma das diversas publicações produzidas ao redor do planeta. Essa série numérica reconhecida em mais de 200 países permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas. A criação deste padrão representou um marco no mercado editorial, melhorando os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos.

A SPTEC possui o selo editorial para realizar pedidos de ISBN. A seguir, os procedimentos para realizar as solicitações:

• O solicitante deverá enviar para o e-mail fichascatalograficasbc@ufsm.br o formulário de pedido de ficha catalográfica preenchido e a cópia da obra;
  • A SPTEC irá cadastrar a obra na Agência Brasileira do ISBN através do site da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Após será emitido um boleto para pagamento do valor do ISBN, atualmente, R$ 25,00;
  • A SPTEC envia por e-mail o boleto emitido pela CBL ao solicitante para pagamento;
  • O solicitante devolve por e-mail o comprovante de pagamento à SPTEC;
  • Após a aprovação do pagamento, a CBL pede um prazo de até 2 dias úteis para emissão do registro;
  • Após o recebimento do ISBN pela SPTEC, a ficha catalográfica é elaborada e enviada, por e-mail, ao solicitante.

Para mais informações sobre os serviços, entre em contato com os setores da Biblioteca Central:

Subdivisão de Processos Técnicos – SPTEC

Telefone: (55)3220-8640