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Pesquisa de opinião para Reitoria gestão 2026-2029: o que as chapas pensam sobre as bibliotecas



Em 23 de maio, uma iniciativa de servidores bibliotecários da UFSM se somou à campanha das chapas que disputam na pesquisa de opinião junto à comunidade universitária para Escolha de Reitor e Vice-Reitor (gestão 2026 – 2029). Foi enviado um questionário idêntico para o e-mail de cada uma das chapas para que as equipes que atuam em bibliotecas, e também a comunidade acadêmica, conhecessem mais as propostas dos e das docentes quanto ao futuro das bibliotecas da instituição.

Você confere abaixo a reprodução na íntegra das respostas recebidas por e-mail.

Você pode conhecer mais das chapas nos seguintes links: Chapa 1 e Chapa 2.

O questionário foi dividido em três eixos:

Também foi feita uma pergunta geral, abaixo.

De que forma as bibliotecas estão inseridas na realização das metas de seu plano de gestão?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2 (grifos dos autores)
Maior interação das bibliotecas com outras pró-reitorias, maior visibilidade dos serviços que prestam e maior orgulho das pessoas pelas bibliotecas que nossa universidade possui. Não temos dúvida de que as bibliotecas desempenham um papel essencial na organização, preservação e disseminação do conhecimento. A modernização da gestão de bibliotecas tem impacto direto na disseminação da informação, permitindo que pesquisadores e estudantes tenham acesso a conteúdos relevantes de forma mais produtiva e eficaz. Desejamos construir isso junto com o setor interessado, estando aberto para escuta e investimentos necessários.As bibliotecas desempenham um papel fundamental na realização das metas da gestão, atuando como centros estratégicos de conhecimento, inovação e inclusão. Elas estão diretamente ligadas a várias frentes do plano, garantindo impacto acadêmico e social. Investir em melhorias na infraestrutura garantindo acessibilidade a partir da colocação de elevador na Biblioteca Central, investimento em tecnologia viabilizando a aquisição de um novo software para o gerenciamento das bibliotecas, criação de uma biblioteca comunitária no prédio da antiga reitoria.

BIBLIOTECAS INOVADORAS

1 Qual seu projeto de valorização das bibliotecas que resulte na consolidação de unidades inovadoras, fortes e potentes, capazes de refletir a visão de excelência da universidade ao final da sua gestão?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
As bibliotecas convencionais, como chamamos em nosso programa, são importantes espaços de acolhimento, onde nossa comunidade tem importantes espaços para estudo. Elas não podem ficar estagnadas apenas no empréstimo de livros físicos, pois a tendência em curso é a diminuição do investimento em material bibliográfico, pois os e-books estão sendo usados pelas novas gerações com muita naturalidade. Porém, a comunidade carece de espaços confortáveis onde possam desenvolver suas ideias, independente de qual acesso tenham, livros físicos ou digitais. São importantes espaços que universidades de primeiro mundo respeitam e têm apreço. Somos contra, por exemplo, reduzir esses espaços ou fechá-los, queremos bibliotecas fortes, com reconhecimento por parte da nossa comunidade como espaços de valor, se apropriando desses espaços em função da qualidade dos seus serviços, seus acervos e seu conforto, para estar, estudar e criar.

Um grande passo para transformar nossas unidades em centros inovadores e potentes de conhecimento, com certeza é investir em um novo sistema (software) de gerenciamento de bibliotecas viabilizando a modernização, acessibilidade e integração entre nossas unidades acadêmicas.

A chave para o sucesso está na implementação de um sistema que otimizaria as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, mas também amplia sua relevância acadêmica e social. Um projeto dessa natureza fortaleceria o papel das bibliotecas como reflexo da excelência universitária ao longo da gestão.

Em termos de acessibilidade, certamente, será a execução do projeto de instalação do elevador na Biblioteca Central.

2 De que forma será institucionalizada a garantia de recursos para implantação de serviços inovadores em bibliotecas, como por exemplo a Biblioteca das Coisas e o uso de tecnologia RFID em todo o acervo?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2

Existem bibliotecas no Brasil e no mundo que emprestam coisas, de tablet a instrumentos musicais. Trata-se de uma oportunidade
importante se as bibliotecas realizarem inovações que atendam nossa comunidade em suas necessidades. Importante coletar quais seriam essas necessidades e repassar para a gestão para que possamos implementar medidas com investimentos que reforcem as melhores ideias que contribuam para que nossa comunidade se sinta melhor acolhida e, desta forma, auxiliem na sua permanência em nossa instituição.

A tecnologia RFID, recentemente implantada na Biblioteca da Educação e em desenvolvimento para as soluções do DIPAT pode em muito contribuir para diversas questões. Uma situação importante precisa ser planejada quanto ao custo relacionado a esta implantação para os acervos, uma vez que cada livro em se tratando de um patrimônio individualizado, indica um alto investimento. Mas pelo resultado e facilitação em inventários, por exemplo, tende a ser um tema a ser estudado para torná-lo viável. Para isso, com critério e escuta dos setores especializados e da comunidade serão alocados os recursos necessários.

A partir da regulamentação do nosso Sistema de Bibliotecas da UFSM com base nas normativas institucionais e planos estratégicos da universidade para consolidar sua permanência e evolução. Assim será possível garantir recursos e viabilizar a implementação de serviços inovadores, como a Biblioteca das Coisas e Novas tecnologias direcionadas para acervos. Sendo necessário o desenvolvimento estratégico de políticas institucionais que possibilitem efetivar ações assertivas, por exemplo, uma porcentagem de recurso financeiro específico para inovação em bibliotecas dentro do orçamento institucional assegurando sua disponibilidade durante a gestão. Com aplicação dessas ações podemos transformar as bibliotecas em ambientes dinâmicos e tecnologicamente avançados, refletindo a excelência da universidade.

3 Qual sua proposta para compormos nas bibliotecas uma equipe multidisciplinar encarregada de alavancar a comunicação e a divulgação científicas além da criação de serviços inovadores de bibliotecas? 

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
As bibliotecas precisam mais integração com as pró-reitorias que
atendem ao ensino, pesquisa e extensão, além da editora da
universidade. Do mesmo modo, as bibliotecas precisam ocupar o devido espaço de importância para autores lançarem suas obras, sediarem exposições e constarem no calendário acadêmico como equipamento cultural da universidade. Mas acreditamos que junto a esses temas, as bibliotecas deveriam ter um setor de comunicação dedicado a dar visibilidade a tudo isso, pois fazer sem comunicar não faz aparecer e sem visibilidade, muitas vezes, toda a importância de um trabalho não aparece.
Estruturar e manter as equipes de bibliotecas com número suficiente de servidores técnicos administrativos qualificados, experientes e engajados nas suas funções, principalmente em cargos de gestão. Além de bibliotecários, envolver também profissionais de diferentes áreas compondo equipes multidisciplinares tornando as bibliotecas núcleos estratégicos da produção e disseminação do conhecimento. Foi aberto edital de redistribuição para preenchimento de 5 vagas para bibliotecário. Sendo que o processo está ocorrendo e ao finalizar será aberto um novo concurso público viabilizando além do preenchimento das vagas em aberto, a disponibilidade de um banco de aprovados para futuras reposições.

4 A UFSM dispõe de um espaço estratégico no centro da cidade, o antigo prédio da Reitoria. A chapa considera viável a criação de uma biblioteca comunitária nesse local, com acervo aberto ao público geral e ações de extensão voltadas à leitura, cultura e cidadania, fortalecendo a relação da universidade com a comunidade santa-mariense?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
Existe iniciativa no centro da cidade para isso, ele pode ser estudado de maneira conjuntamente para que isso se realize. A questão é de extrema importância e toca em ponto fundamental, interagir com a sociedade naquele espaço de maneira mais efetiva. Uma biblioteca da UFSM na antiga Reitoria, assim como a volta de outros serviços naquele local para atender os estudantes que moram na CEU, pode colocar o sistema de bibliotecas da UFSM no circuito de cultura da cidade de Santa Maria e atender a muitas pessoas. O tema é muito interessante para ser estudado, e certamente precisa ser desenvolvido de maneira conjunta com o Sistema de Bibliotecas para que possa se realizar.Com certeza seria uma ótima iniciativa. A criação de uma biblioteca comunitária no antigo prédio da Reitoria da UFSM seria uma iniciativa estratégica para fortalecer a relação da universidade com a comunidade de Santa Maria. Mas antes da implementação de uma biblioteca, é necessário avaliar os fatores e condições com relação a infraestrutura do prédio. A inciativa em si proporcionaria diversos benefícios como: acesso democrático ao conhecimento para a população, fomento à cultura local, valorização de talentos e da produção institucional da UFSM, bem como, ações de inclusão e cidadania, voltadas à alfabetização, cursos gratuitos e capacitações para diferentes públicos.

POLÍTICAS DE BIBLIOTECAS

5 Qual o seu posicionamento sobre regulamentar em sua gestão o Sistema de Bibliotecas como a unidade com a competência para decidir sobre a abertura e o fechamento de bibliotecas na UFSM?

Resposta da chapa 1 Resposta da chapa 2
O Sistema de bibliotecas da UFSM precisa ser forte, regulamentado e interagir com as outras unidades da instituição, garantindo visibilidade e reconhecimento das bibliotecas. É fundamental que tenha representatividade perante os mais diversos órgãos para atender da melhor maneira possível os anseios da comunidade. Cada Centro de Ensino tem questões peculiares de acordo com sua natureza, cursos de graduação e pós, e como tal, algumas diferenças entre as bibliotecas setoriais e campi, quanto ao funcionamento, é esperado, pois cada unidade tem maior identidade com as comunidades que atende. Os serviços devem ser padronizados, a comunidade saber como estes funcionam, onde encontrá-los e em quais canais tem disponibilidade para atender suas demandas. Assim como os Centros, algumas bibliotecas têm serviços diferenciados o que pode alterar seu horário de funcionamento, mas o Sistema deve ser um colegiado e de maneira democrática tomar decisões pela qualidade do atendimento, mantendo as bibliotecas bem avaliadas pela comunidade. A regulamentação do Sistema de Bibliotecas como unidade decisória pode fortalecer a autonomia, a eficiência e a qualidade desses espaços. O estabelecimento de um Sistema de Bibliotecas como a unidade responsável pela decisão de abertura e fechamento de bibliotecas na UFSM deve ser fundamentado em critérios claros e alinhados às necessidades acadêmicas e institucionais. As decisões precisam estar embasadas com relação a uma gestão ética e eficaz dos recursos públicos e do patrimônio institucional.

6 Qual o seu posicionamento sobre regulamentar em sua gestão um Sistema de Bibliotecas desvinculado de Pró-reitorias finalísticas (PROGRAD / PRPGP) para que ele possa executar plenamente suas funções de ensino, pesquisa, extensão, inovação e lazer?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
As bibliotecas atendem ao tripé universitário – ensino, pesquisa/inovação e extensão – e não devem ficar alinhadas na estrutura da universidade em apenas uma destas. Acreditamos que o sistema deve ter vinculação direta ao Gabinete, como outrora ocorria, com supervisão de alguma pró-reitoria onde tenha relação de maior afinidade e que possa alavancar seus projetos com o alinhamento necessário que lhe permita ter visibilidade para toda a comunidade.Dentro da atual estrutura administrativa, a vinculação das bibliotecas setoriais aos Centros de Ensino e a Biblioteca Central vinculada à PROGRAD não há dificuldade na execução e exercício das funções. Pelo contrário, após a reestruturação administrativa em 2021 quando a BC foi desvinculada da PRA e passou a fazer parte da PROGRAD, percebeu-se maior integração e visibilidade das bibliotecas na UFSM. Em 2024, nos Seminários de Regulação Acadêmica da PROGRAD houve a inclusão da temática amplamente discutida sobre a Regulamentação do Sistema de Bibliotecas e a participação das mesmas em todas as edições e, inclusive nos campi fora de sede. Proporcionando assim uma maior aproximação das bibliotecas com todos os cursos possibilitando a resolução de demandas pontuais conforme cada realidade.

7 Que medidas a chapa propõe para regularizar os acervos adquiridos com recurso público que estão restritos em salas de leitura/de departamentos/de programas, em vez de estarem nas bibliotecas da UFSM — unidades que promovem a transparência, o acesso, a preservação patrimonial e que atendem aos critérios de infraestrutura 3.6 e 3.7 da avaliação do MEC?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
Obras bibliográficas são para ficar nas bibliotecas da universidade, para a acessibilidade a essas obras adquiridas com dinheiro público beneficiar o maior número de pessoas. De outro modo, há acervos alocados em projetos, alguns deles objetos de doação e sob a responsabilidade de grupos de pesquisadores. Nesses casos, entendemos que o mais produtivo é o diálogo com esses grupos para que as especificidades de cada caso sejam levadas em conta.A partir da regulamentação do Sistema de Bibliotecas para que este possua autonomia em atuar de forma que não haja o desenvolvimento de espaços informais de leitura na UFSM. Para acervos e obras adquiridos com recursos públicos deve constar nos editais dos projetos que os livros obrigatoriamente sejam disponibilizados através das nossas bibliotecas. Proporcionando a transparência no uso dos recursos e democratização do acesso ao conhecimento.

EQUIPES E INFRAESTRUTURA DE BIBLIOTECAS

8 Qual o seu plano para a conservação, manutenção, revitalização e acessibilidade dos prédios e espaços das bibliotecas da UFSM?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
Ainda temos bibliotecas sem acessibilidade o que não pode ocorrer. O prédio 30 da Biblioteca Central possui pavimento inferior (subsolo), térreo, segundo piso e as salas de estudo e é quase impensável que ainda hoje existem na universidade espaços tão importantes para a comunidade e para a sociedade com este impeditivo. Assim como diversos outros espaços da universidade, a acessibilidade terá nosso olhar para resolver essa questão porque além de afetar diretamente nas avaliações institucionais, são as pessoas que não tem garantido esse direito.Possivelmente são projetos que demandam recursos financeiros consideráveis. Seria de extrema importância o engajamento entre nossas unidades e Pró-reitorias no sentido de desenvolver iniciativas e fortalecer parcerias e executar projetos fundamentais para melhoria de nossas bibliotecas.

9 Qual o seu plano para fortalecer as bibliotecas como espaços de convivência, acolhimento e promotoras da permanência estudantil?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
Melhorias no conforto é fundamental (mobiliário e térmico), nas
tecnologias e maior variedade de serviços. As bibliotecas detêm este saber e precisam informar do que necessitam para que possamos dar apoio. A viabilidade arquitetônica, a composição das equipes, as necessidades de capacitação, precisam ser listadas de maneira estruturadas para que nossas bibliotecas reflitam um nível de excelência que a universidade busca.
Investir na melhoria das bibliotecas como espaços de convivência, acolhimento e suporte à permanência estudantil exige um plano estratégico que vá além da disponibilização de acervo, transformando esses ambientes em centros dinâmicos e integradores para a comunidade acadêmica. Criação de ambientes acolhedores, com áreas para leitura informal, descanso e interações sociais.

10 Há um plano em sua gestão para redimensionar as equipes das bibliotecas, considerando a relação direta e equilibrada entre o número de pessoas, a qualidade dos serviços e o horário de atendimento?

Resposta da chapa 1Resposta da chapa 2
As bibliotecas precisam manifestar suas necessidades, de acordo com o que têm e o que pretendem realizar em relação ao seu planejamento, para que entreguem serviços sempre com qualidade. O horário das equipes igualmente, precisa ser organizado pelas unidades de acordo com suas demandas para que possamos juntos buscar atendimento adequado ao público em todos os turnos.Talvez a retomada da jornada flexibilizada para os servidores, pois esta proporciona a execução de horários escalonados entre as equipes permitindo a realização de atendimento durante três turnos.
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