Voltar ao início dos Manuais
2 Compra de livros impressos/Preparação para aquisição
2.01 Baixa e triagem de sugestões de aquisição
2.02 Envio e acompanhamento da avaliação de sugestões de aquisição
2.03 Recepção e preparação da avaliação de sugestões de aquisição
2.04 Verificação de disponibilidade (“pesquisa de preço”)
2.05 Revisão da verificação de disponibilidade por bibliotecário/bibliotecária
2.06 Arquivamento da documentação em papel referente à avaliação de sugestões de aquisição
2.07 Outras atividades de preparação para aquisição de livros impressos por compra
2.05 Revisão da verificação de disponibilidade por bibliotecário/bibliotecária
PDI: AI-D2-03 (Oferecer uma infraestrutura de apoio qualificada e de acordo com as necessidades de cada área de conhecimento) e PR-D2-02 (Manter métodos de ensino atualizados e de acordo com as expectativas dos alunos)
Cargo: Bibliotecárix
Data da estruturação: 02 out. 2025
Periodicidade: mensal
Passo a passo:
1º PASSO – Atualizar a seção “Verificação de disponibilidade” (colunas F/H) de Master/Cotação-Autorização e nomear o histórico da planilha com formato padrão (“Verificação de disponibilidade (XX)”, em que XX é a sigla ou nome da pessoa que fez a coleta dos dados);
2º PASSO – Revisar as colunas amarelas (H, J, L, M, O/S) e padronizar conforme as orientações de Consulta rápida;
3º PASSO – Informar para cada linha a coluna “Decisão” (F/G);
- Nota: caso haja necessidade de confirmar dados com a pessoa solicitante, anotar a informação e o prazo dado para resposta na coluna “Situação e parecer/Mensagem” (D/E);
- Nota: caso haja linhas identificadas como “Não cotar”, atualizar as colunas “Relatório” no formato “AAAA-MM – [explicação]”, atualizar Planilha de alterações em Situação/Parecer e Relatório pendentes de atualização e notificar assistentes de aquisição;
- Nota: caso haja linhas identificadas como “Não cotar”, atualizar as colunas “Situação e parecer” conforme “Modelos de situação e parecer“, atualizar Planilha de alterações em Situação/Parecer e Relatório pendentes de atualização e notificar assistentes de aquisição;
Em uma mesma lista há tanto linhas identificadas como “Cotar Nacional” quanto “Cotar Importado”?
SIM: Continuar para 4º PASSO
NÃO: Continuar para 5º PASSO
4º PASSO – Fazer uma cópia da planilha:
- Em uma cópia manter apenas sugestões com as colunas “Situação e parecer” preenchidas com “Cotar Nacional” e “Não cotar”, acrescentar ao nome do arquivo “- N” após o número do lote, atualizar a seção “Verificação de disponibilidade” (colunas F/H) de Master/Cotação-Autorização e nomear o histórico da planilha com formato padrão (“Revisão da verificação de disponibilidade e divisão em N e I (XXX)”, em que XX é a sigla ou nome da pessoa que fez a revisão);
- Na outra cópia manter apenas sugestões com as colunas “Situação e parecer” preenchidas com “Cotar Importado”, acrescentar ao nome do arquivo “- I” após o número do lote, criar uma linha e atualizar a seção “Verificação de disponibilidade” (colunas F/H) de Master/Cotação-Autorização e nomear o histórico da planilha com formato padrão (“Revisão da verificação de disponibilidade e divisão em N e I (XXX)”, em que XX é a sigla ou nome da pessoa que fez a revisão);
- Nota: em ambos os arquivos deletar as abas (“Em trabalho”, “Cotação” e “Autorização”) que ficaram vazias;
5º PASSO – Verificar se na aba “Em trabalho” da planilha as linhas a serem cotadas foram migradas corretamente.
FIM
Fluxograma