Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Tutorial para nova sugestão de aquisição

O que é uma sugestão de aquisição?

Toda pessoa com vínculo ativo com a UFSM (discentes, docentes e técnicos administrativos em educação) pode sugerir a compra de obras para as bibliotecas. Use o formulário disponível no Portal Biblioteca para fazer a solicitação e acompanhar seu andamento.

Você também pode chamar uma reunião com a equipe do Núcleo de Aquisição caso tenha uma demanda específica.

Caso você seja responsável pela atualização da bibliografia de algum curso de graduação, ou estiver trabalhando junto a docentes com esta responsabilidade, sugerimos fortemente a leitura da página Avaliação in loco e a Biblioteca, especialmente o conteúdo Boas práticas de indicações bibliográficas para PPCs e planos de ensino.

Quais obras posso sugerir?

Todas as sugestões de aquisição são avaliadas pela equipe de bibliotecárias e bibliotecários da UFSM conforme a Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas da UFSM (IN PROGRAD/UFSM n. 005/2022, de 09 de março 2022). Contudo, é importante você refletir se a obra que você deseja que faça parte do acervo das bibliotecas atinge os seguintes critérios:

• Relevância: a obra é relevante e seu autor é reconhecido na área em que atua?
  • Atualidade: a obra é atual ou tem uma nova edição?
  • Disponibilidade: a obra está disponível para compra? Ou ela está esgotada e só pode ser obtida através de sebos?

Onde encontro o formulário de sugestão?

O Portal Biblioteca está acessível a partir da página inicial do site das Bibliotecas e a partir do Portal do Aluno (menu superior “Outros”, e depois “Biblioteca)”.

Captura de tela da página inicial do Portal Biblioteca, mostrando as opções dentro do menu "Aquisições": Minhas solicitações, Nova solicitação e Últimas obras adquiridas.

No menu “Aquisições” você encontra três opções:

• Minhas solicitações: acompanhe o andamento do que você já solicitou;
  • Nova solicitação: sugira a compra de uma obra para as bibliotecas;
  • Últimas obras adquiridas: relatório das últimas compras recebidas e tombadas.

Campos obrigatórios do formulário de sugestão

Alguns campos precisam obrigatoriamente ser preenchidos para enviar sua sugestão de aquisição:

Captura de tela do formulário de sugestão de novas aquisições.
  • Autor: responsável intelectual pela obra;
  • Título: identificação da obra;
  • Editora: quem produziu a obra;
  • Número de exemplares: quantidade desejada ou ideal;
  • Localização: qual é a biblioteca que deve acolher a obra;
  • Justificativa da sugestão: por que motivo você sugere a aquisição desta obra, você pode inserir também o link para a obra no site da editora ou grande livraria.

Os outros campos não são obrigatórios, mas ajudam a verificar se a obra está disponível para compra!

Se você estiver trabalhando na atualização de bibliografias de curso, é importante você indicar o Tipo de bibliografia, para qual Curso e para qual Disciplina a sugestão é feita.

Menu "Minhas solicitações"

O menu “Minha solicitações”, dentro de “Aquisições”, permite que você veja cada uma das suas sugestões de aquisição. Ao clicar no ícone da pasta (📁, à esquerda da lista), você abre o registro Revise os dados da solicitação e confira o parecer das bibliotecas (se já houver) à direita da lista, a coluna “Situação” indica em que pé anda sua sugestão.

São situações possíveis:

Captura de tela da página Minhas solicitações de aquisição, mostrando a localização do ícone de pasta (à esquerda) e a coluna "Situação" (à direita).

• Encaminhado para aquisição: seu pedido foi recebido e será avaliado;
  • Em análise: estamos avaliando se conseguimos atender à sua solicitação. Isto é, o pedido está sendo avaliado quanto aos critérios da Política de Desenvolvimento de Coleções, quanto à sua disponibilidade para compra e quanto à disponibilidade orçamentária para as bibliotecas;
  • Adquirido: a obra foi comprada! Contudo, ela ainda passará pelo processo de tombamento e processamento técnico antes de estar disponível para consulta. Na dúvida, contate a sua biblioteca para obter mais informações;
  • Esgotado: a obra não está mais disponível para venda;
  • Não localizado: a obra não foi localizada para compra;
  • Online: a obra solicitada está disponível como e-book através do catálogo da UFSM ou na internet como acesso aberto*;
  • Adquirido parcialmente: a obra foi comprada, mas em uma quantidade menor do que a desejada por quem a solicitou.

* Cuidado com a pirataria: muitas obras são liberadas na internet como cópias piratas, o que é ilegal. Sempre verifique se a publicação online é legal

Captura de tela da página Visualizar solicitação, com destaque para a localização das informações "Situação" e "Parecer".

Se você optar por abrir o registro (📁, ícone da pasta, à esquerda), você também verá o parecer sobre a situação e a data em que ele foi atribuído à sugestão.

E-mails automáticos de atualização

Captura de tela de uma cópia do e-mail automático enviado pelo CPD intitulado "Alteração na situação do pedido de material para a biblioteca".

O CPD dispara e-mails automaticamente para a pessoa solicitante sempre que a situação da sugestão for alterada.

Garanta que seu e-mail pessoal esteja atualizado junto à PROGRAD ou à PROGEP.

Ficou com alguma dúvida? Contate-nos!

A equipe do Núcleo de Aquisição está à disposição para tirar dúvidas sobre o processo de sugestão e de aquisição de material bibliográfico para as bibliotecas da UFSM.

Você nos encontra da seguinte forma:

• Biblioteca Central, prédio 30
  • De segundas a sextas-feiras, das 7h30 às 17h
  • aquisicaobc@ufsm.br

Página atualizada em 21 mar. 2024.