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Boas práticas de indicações bibliográficas para PPCs e planos de ensino

Esta página traz recomendações de boas práticas sob a perspectiva bibliotecária para a indicação de bibliografias para os cursos da UFSM, especialmente quando fazem parte de PPCs e planos de ensino de cursos de graduação. Ela faz parte do material criado por bibliotecários e bibliotecárias da UFSM referente à avaliação in loco e bibliotecas.

A seleção e atualização adequadas de obras é um tema relevante, entre outras coisas, porque pressupõe a disponibilidade dos títulos nas bibliotecas e é recomendado que ela ocorra antes do preenchimento do formulário e-MEC no caso de bibliografias para PPCs de cursos de graduação. Desde 2019 a instituição criou um mecanismo de ajuste de PPCs que facilita o processo de atualização das bibliografias.

Vale ressaltar que a responsabilidade pelas seleção das obras indicadas em PPCs é do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, e das selecionadas para planos de ensino é do docente que ministra uma determinada disciplina.

Orientações iniciais

As bibliotecas da UFSM, especialmente as vinculadas às Unidades de Ensino (Centros), servem como orientadoras e consultoras para docentes que forem selecionar títulos para bibliografias.

Entre os critérios de avaliação para esta seleção, deve-se levar em conta:

  • Se já não há obras disponíveis no acervo das bibliotecas que suprem a demanda (pode-se usar o Serviço de Descoberta para pesquisar no catálogo de todas as bibliotecas, incluindo e-books);
  • Forma de acesso pelos discentes às obras indicadas: se estão disponíveis como livros impressos nas bibliotecas ou como livros eletrônicos (e-books) no Portal Biblioteca ou em outro site legal (não pirata) na internet;
  • Títulos esgotados ou indisponíveis devem ser substituídos o quanto antes, pois não poderão ser adquiridos no caso de necessidade;
  • Se a quantidade de títulos indicados é condizente com o uso esperado durante as aulas: é recorrente a indicação de mais de 20 títulos em uma mesma bibliografia ou plano de ensino, mas é importante que o docente se questione se será possível a revisão de todo esse material pelos alunos e se essa quantidade de indicações é relevante para a disciplina. Em caso positivo, além de considerar a questão do acesso pelos discentes às obras, é importante que se estude a melhor forma de categorizar os títulos: bibliografia básica, bibliografia complementar, bibliografia suplementar (sugestões extras de leitura).

Sobre a quantidade de títulos e exemplares que foram listados como bibliografias básicas e complementares, temos o seguinte:

  • O instrumento de avaliação in loco de cursos de graduação de 2017 não indica quantidades e esta decisão é tomada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE);
  • Na falta de outra orientação, sugere-se manter a indicação usada no instrumento de 2015 (o último que indicava quantidades nos indicadores de bibliografia):
    • Bibliografia básica: 3 títulos;
    • Bibliografia complementar: 5 títulos;
  • Os títulos indicados no PPC serão referência na visita in loco;
  • Caso o mesmo título apareça em outras disciplinas (do mesmo ou de outros cursos), deve-se considerar se a quantidade de exemplares disponíveis é adequado ao número de vagas anuais oferecidas nas disciplinas em que o título aparece, e a possibilidade de indicar o uso de títulos eletrônicos.

Sobre as características das obras

Sugerem-se os seguintes critérios gerais para a indicação de títulos para bibliografias:

  • Indicação de obras completas, e não de capítulos de livros. Se for necessário indicar capítulos, o ideal é que não se indiquem dois capítulos da mesma obra na mesma disciplina;
  • Obra com qualidade, fidedignidade e autoridade comprovadas. Selecionar títulos que tenham qualidade acadêmica, sejam publicações de editoras confiáveis e cuja autoria seja especializada. A indicação de links de portais, blogs e sites genéricos e sem autoridade acadêmica não é recomendada;
  • Obras atualizadas e publicadas há menos de 10 anos, porque facilita a compra e a reposição de exemplares que porventura sejam danificados, perdidos, ou furtados. Consulte o catálogo da própria editora ou de grandes livrarias para garantir que a obra a ser indicada está disponível no mercado. A UFSM ainda não consegue adquirir livros usados ou de sebos;
  • Idioma acessível conforme a área científica e o domínio esperado da comunidade discente que utilizará a obra.

O instrumento de avaliação de 2017 permite a indicação de itens eletrônicos (e-books) para bibliografias básicas e complementares, que podem ser 100% eletrônicas ou híbridas. Considerando esta possibilidade, a melhor prática sugere:

  • Indicação de e-books adquiridos por compra perpétua ou de acesso aberto ou em domínio público. A lista de bases de livros eletrônicos adquiridos para a UFSM está disponível na página de E-books no site das bibliotecas;
  • Considerar que há e-books com acessos simultâneos limitados.

Sobre a apresentação da bibliografia

É importante que as listas de referências sigam um padrão em todo o documento em que aparecem (estejam normalizadas). O ideal é que cada referência seja padronizada conforme a norma ABNT NBR 6023 – Informação e documentação — Referências — Elaboração. Consulte nossa base online de normas se tiver dúvidas, ou contate sua biblioteca para agendar uma capacitação.

Outras sugestões sobre a apresentação:

  • Separe as bibliografias de cada unidade curricular em básica e complementar;
  • No caso de planos de ensino, separe as bibliografias suplementares em uma outra seção, diferente das básicas e complementares;
  • Atualize as edições das obras referenciadas de acordo com as existentes na biblioteca. No caso de necessidade de aquisição, havendo orçamento disponível, verifique as edições mais atuais no mercado editorial e solicite a aquisição dos títulos via Portal da Biblioteca.

E se for necessário adquirir exemplares?

Caso haja necessidade de compra de títulos e/ou de exemplares adicionais, é prudente agendar uma reunião de orientação com o Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central e com a biblioteca da Unidade de Ensino.

Além da reunião, é interessante consultar a página Perguntas frequentes sobre a compra e doação de livros para as bibliotecas e os tutoriais “Nova solicitação de aquisição” e “Como são comprados os livros impressos das bibliotecas?“.

Periódicos científicos

Entre os tópicos apresentados no material criado por bibliotecários e bibliotecárias da UFSM referente à avaliação in loco e bibliotecas, destaca-se a exclusão do Indicador 3.8 Periódicos especializados, o qual não faz parte do instrumento de avaliação de 2017.

Deve-se observar os seguintes aspectos quanto à seleção de periódicos:

  • Se a editora responsável pelo periódico é comercial ou não, e se ela é capaz de fornecer serviços ao serviço público federal;
  • Quais as formas de acesso ao conteúdo do periódico, sendo o ideal o acesso online/remoto e mulitusuário simultâneo;
  • Se a editora é capaz de fornecer documentação para o Plano de Contingência.

Página atualizada em 25 de março de 2022.