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Ajuste de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC)

Ajuste de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC)

O ajuste curricular acontece quando são realizadas alterações que retificam e/ou adequam pontos específicos do perfil formativo do projeto pedagógico de curso vigente, objetivando seu melhor funcionamento e organização, mantendo-se a carga horária total do curso e/ou o tempo de integralização.

Orientações Gerais

– Para o ajuste de PPC, o NDE deverá utilizar o modelo editável disponível no campo Tutoriais e Orientações, na página principal da seção Criação de Cursos e Alteração de PPCs.

– Os processos deverão ser formalizados pelo PEN-SIE e ser abertos no semestre anterior ao previsto para a implementação da alteração. Processos que incluem modificações na matriz curricular (alteração de códigos ou desmembramento de disciplinas, alteração na sequência aconselhada ou no rol de disciplinas eletivas) precisam ainda considerar o trâmite necessário à atualização de informações no SIE. Para estes casos, recomenda-se que a formalização no PEN-SIE seja efetuada com antecedência mínima de 03 (três meses) em relação à data de início do próximo período de oferta de disciplinas, de acordo com o Calendário Acadêmico.

– Ainda que o PPC seja um projeto em permanente construção, estando sujeito a alterações a qualquer tempo, ele sistematiza a organização didático-pedagógica do curso, que é vivenciada diariamente por docentes, estudantes e demais partícipes das ações educacionais. Por isso, sempre que o ajuste envolver alterações na matriz curricular, recomenda-se que o NDE preserve o intervalo de, no mínimo, a metade (50%) do período formativo do curso entre a proposição de um processo de ajuste e outro, para que o PPC seja efetivamente resultante de um processo participativo e coletivo, que envolva a comunidade acadêmica.

 

Fluxo Processual

Ajuste de PPC

Documentos

  • Resolução UFSM n. 113, de 20 de dezembro de 2022 – Regulamenta a criação de cursos e a elaboração e alteração de projetos pedagógicos (PPC), no âmbito do ensino de graduação, e dá outras providências – Clique aqui
  • Legislações (formato .ZIP) – Clique aqui
  • Formulário de solicitação de análise técnica de PPC – Clique aqui 
  • Formulário de aprovação das disciplinas pelos departamentos e indicação de tipos para cadastro – Clique aqui 
  • Formulário de ciência departamental a respeito de alterações em bibliografias (disciplinas já existentes) – Clique aqui 

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Contato

Coordenadoria de Desenvolvimento de Ensino (CODE)

E-mail: code.prograd@ufsm.br

Telefone: 3220 8872