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Criação, ajuste e reforma de de Projetos Pedagógicos de curso (PPC)

Criação de Cursos e Alteração de PPCs

Nesta página, você encontrará orientações relativas à solicitação de criação de novos cursos de graduação e alteração de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).

Tutoriais e orientações

Agendamento de seminários e reuniões

Para a criação ou modificação de projetos pedagógicos pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), a equipe da CODE/PROGRAD realiza reuniões ou seminários, mediante agendamento prévio pelo e-mail code.prograd@ufsm.br.

O objetivo das reuniões e dos seminários é auxiliar os cursos no que tange a orientações técnicas, com base nas legislações nacionais e institucionais de ensino e no instrumento de avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC.

Glossário de alteração curricular

Processo de migração do vínculo escolar dos(as) estudantes para uma nova matriz curricular proposta.

Ajuste Curricular: Quando são realizadas alterações que retificam e/ou adequam pontos específicos do perfil formativo do PPC vigente, objetivando seu melhor funcionamento e organização, mantendo-se a carga horária total do curso e/ou o tempo de integralização.

Atividades pertinentes e úteis para a formação humana e profissional dos(as)estudantes, aceitas para compor a carga horária necessária prevista no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e relacionadas à Política de Extensão da UFSM, nas modalidades Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços.

Atividades pertinentes e úteis para a formação humana e profissional dos(as)estudantes, aceitas para compor a carga horária necessária prevista no ProjetoPedagógico de Curso (PPC).

Bibliografia básica: elenco das principais fontes que irão subsidiar o desenvolvimento dos componentes curriculares, com vistas ao alcance do objetivo da disciplina.

Bibliografia complementar: elenco das fontes suplementares que auxiliarão no desenvolvimento dos componentes curriculares, com vistas ao alcance do objetivo da disciplina.

Carga horária prática extensionista: componente curricular de disciplinas obrigatórias ou eletivas, voltado ao desenvolvimento de ações de extensão. Quando a disciplina possui carga horária prática extensionista, os(as) estudantes matriculados(as) deverão ser também vinculados(as) a programas/projetos de extensão relacionados aos objetivos de aprendizagem propostos. 

Conteúdo programático da disciplina: conjunto que inclui os dados gerais da disciplina, os objetivos, a ementa e a bibliografia básica e complementar.

Disciplina com percentual de oferta a distância:  disciplina de curso presencial com previsão de oferta de carga horária não presencial, mediada por tecnologias educacionais em rede, de acordo com o projeto pedagógico de curso (PPC) e em respeito ao limite de até 40% da carga horária total do curso na modalidade a distância. Disciplinas autorizadas este tipo de oferta exigem ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) adequado ao desenvolvimento dos componentes curriculares, métodos e práticas educativas que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), além de material didático específico e mediação de docentes, tutores(as) e profissionais da educação com formação e qualificação em nível compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino.

Disciplina complementar de extensão: disciplina complementar exclusivamente teórica, vinculada a ações de extensão. Nestas disciplinas, a carga horária teórica destina-se à finalidade instrutiva das ações de extensão e a parte prática é executada em programas/projetos de extensão correlatos. 

Disciplina complementar de graduação: disciplina destinada acomplementar, aprofundar e atualizar conhecimentos referentes às áreas de interesse dos(as) estudantes ou que atenda aos objetivos do curso. Compõe a parte flexível de um projeto pedagógico de curso (PPC).

Disciplina eletiva: disciplina integrante da parte fixa da matriz curricular, de escolha dos(as) estudantes, mediante um elenco de disciplinas caracterizadas como tal e previstas para o cumprimento de uma carga horária mínima.

Disciplina existente: disciplina já cadastrada no Sistema de Informações para o Ensino (SIE).

Disciplina nova: disciplina que será cadastrada no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) mediante atribuição de um novo código.

Disciplina obrigatória: disciplina que compõe a parte fixa da matriz curricular, sendo a sua integralização exigência comum a todos(os) os(as) estudantes vinculados(as) ao curso.

Disciplinas de estágio: tipo de disciplina para fins de cômputo de encargos didáticos. São disciplinas constantes no projeto pedagógico dos cursos (PPC) e que poderão ter horário fixo ou livre, de acordo as especificidades da área e da legislação vigente. Sua definição é responsabilidade do curso, em diálogo com o(s) departamento(s) ofertante(s), com base no PPC.

Disciplinas de trabalho de conclusão de curso: tipo de disciplina para fins de cômputo de encargos didáticos. São disciplinas constantes no projeto pedagógico dos cursos (PPC) e que são ofertadas em horário livre. Sua definição é responsabilidade do curso, em diálogo com o(s) departamento(s) ofertante(s), com base no PPC.

Disciplina regular cumulativa parcial: tipo de disciplina para fins de cômputo de encargos didáticos. Disciplina com mais de um docente vinculado àparte prática, devido à exigência da legislação vigente ou do projeto pedagógico de curso (PPC). O encargo didático máximo é igual ao número de docentes lançados pelo departamento didático, multiplicado pela carga horária prática da disciplina acrescida do encargo da parte teórica. Sua definição é responsabilidade do curso, em diálogo com o(s) departamento(s) ofertante(s), com base no PPC.

Disciplina regular cumulativa total: tipo de disciplina para fins de cômputo de encargos didáticos. Disciplina ministrada por mais de um docente ao mesmo tempo, por previsão no projeto pedagógico de curso (PPC) ou por exigência legal. Permite a vinculação de mais de um docente com o encargo didático igual à carga horária total da disciplina. Sua definição é responsabilidade do curso, em diálogo com o(s) departamento(s) ofertante(s), com base no PPC.

Disciplina regular:  tipo de disciplina para fins de cômputo de encargos didáticos. Disciplina ofertada com horário fixo e cujo encargo é computado de acordo com o lançamento, pelo departamento didático, proporcionalmente ao envolvimento dos(as) docentes. Sua definição é responsabilidade do curso, em diálogo com o(s) departamento(s) ofertante(s), com base no PPC.

Ementa: Pontos essenciais a serem trabalhados nos componentes curriculares da disciplina, discriminados a partir de frases curtas e objetivas, separadas entre si por ponto final.

Modalidade de oferta das disciplinas: Modalidade presencial ou a distância. No caso de disciplinas de cursos presenciais que são ofertadas a distância (total ou parcialmente), estas devem ser previstas no projeto pedagógico de curso (PPC) e incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), material didático específico e mediação de docentes, tutores e profissionais da educação com formação e qualificação em nível compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino da disciplina.

Reestruturação Curricular: Processo de alteração decorrente de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) próprias dos cursos e/ou de mudança na carga horária total e/ou no tempo de integralização do curso a ser cumprido pelos(as) estudantes.

Tipo de disciplina para cadastro: Tipos previstos para a atribuição de encargos didáticos aos(às) docentes. São eles: disciplina regular, disciplina regular cumulativa parcial, disciplina regular cumulativa total, disciplinas de trabalhos de conclusão de curso e disciplinas de estágio.

Orientações sobre bibliografias

Contato

Coordenadoria de Desenvolvimento de Ensino (CODE)

E-mail: code.prograd@ufsm.br

Telefone: (55) 3220 9586