Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Procedimentos pós-implementação do PPC

Sempre que um projeto pedagógico novo ou alterado for implementado, há alguns procedimentos que precisam ser observados pelos cursos, conforme as orientações que seguem. Outros esclarecimentos podem ser solicitados diretamente à COFRE/COREM/PROGRAD.

EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINAS

Antes de efetuar a adaptação curricular de estudantes, os cursos podem revisar a listagem das equivalências por versão do projeto pedagógico, a partir do aplicativo 1.1.1.20.14 – Listagem das equivalências de Disciplinas por Versão, do SIE. Os dados ali lançados são oriundos do projeto pedagógico de curso. Caso seja verificado algum equívoco nas informações que constam no SIE, o curso deverá solicitar a correção via processo PEN destinado ao NUMAFI. Caso as alterações envolvam o projeto pedagógico, é necessário entrar em contato com a CODE para orientações.

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

A adaptação curricular de estudantes será realizada pelo curso a partir do aplicativo 1.1.5.05 – Adaptação Curricular, no SIE. Os procedimentos estão orientados no tutorial disponível no link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/cofre-corem/adaptacao-curricular.

Após a adaptação, outros aproveitamentos somente serão concedidos pelo procedimento de dispensa de disciplina, conforme o tutorial disponível no link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/cofre-corem/dispensa-de-disciplinas.

PRÉ-REQUISITOS

A inclusão ou alteração de pré-requisitos das disciplinas deverá ser solicitada pelo curso ao NUMAFI, via PEN. Para verificar a lista de pré-requisitos por curso, é possível utilizar o aplicativo 1.1.4.20.01 – Lista de Pré-Requisitos por Curso, no SIE.

ENCARGOS DIDÁTICOS

Antes da oferta de disciplinas novas (novos códigos), cursos/departamentos podem revisar os encargos didáticos que foram cadastrados, a partir do relatório 1.1.10.05.1 – Relatório Geral de Encargos, no SIE. Havendo ajustes a serem realizados, o curso deverá encaminhar memorando via PEN diretamente à PROGRAD. Qualquer ajuste no tipo de disciplina deverá ter aprovação da chefia do departamento responsável e ciência da coordenação de curso. Mudanças no SIE somente serão efetuadas pela COFRE após análise e deliberação da PROGRAD a respeito das solicitações realizadas.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (DCGs e DCEx)

Para a vinculação de disciplinas complementares já existentes a um projeto pedagógico novo ou que tenha sido alterado, o curso deverá encaminhar solicitação via PEN ao NUMAFI, informando a listagem completa dos códigos a serem relacionados.

Em caso de criação de novas disciplinas, é preciso seguir as orientações disponíveis no link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/criacao-de-disciplinas-complementares-dcg-e-dcex.

A inativação de disciplinas complementares que não serão mais ofertadas pelo curso somente será possível quando não houver estudantes matriculados(as)/dispensados(as) na mesma. O curso poderá verificar a situação pelo aplicativo 1.1.5.20.65 – Histórico escolar por curso – tabela, no SIE. A solicitação de inativação deverá ser feita via PEN para o NUMAFI.

DISCIPLINAS ELETIVAS

Caso o projeto pedagógico contenha disciplinas eletivas e o curso opte por incluir outras, a solicitação deverá ser efetuada por meio de ajuste curricular, seguindo as orientações disponíveis no link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/code/ajuste-de-projetos-pedagogicos-de-curso-ppc. A vinculação da disciplina ao curso, no SIE, somente será efetivada após a finalização do processo de ajuste.

INATIVAÇÃO DE TURMAS OFERTADAS EQUIVOCADAMENTE NO SEMESTRE

Havendo necessidade de inativar turmas oferecidas equivocadamente no semestre, a COFRE fará a inativação via SIE. A inativação normalmente ocorre depois que a evasão for registrada como “abandono” no sistema. Caso seja necessária a inativação de turmas na oferta para incluir as disciplinas do novo projeto pedagógico, o curso poderá solicitar a inativação de turmas ofertadas pelo email cofre.prograd@ufsm.br.

Tutoriais e orientações