O Centro de Processamento de Dados (CPD) informa à comunidade acadêmica que o link de Internet de 5Gb está fora de operação devido a um rompimento de fibra óptica.
Segundo comunicado da operadora, trata-se de uma falha massiva de rompimento de fibra em Porto Alegre-RS, o que está afetando diversos serviços na região. Atualmente, o tráfego de rede na UFSM está sendo mantido exclusivamente pelo link de contingência de 1Gb, o que pode ocasionar lentidão no acesso à Internet.
Ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço, a operadora está trabalhando para reestabelecer o serviço. O problema foi identificado e resolvido pela equipe do CPD por volta das 17h15, com a normalização completa dos serviços, com exceção da rede da Reitoria que foi normalizada na segunda (23/06) pela manhã.
Agradecemos a compreensão e seguimos à disposição para esclarecimentos.
Centro de Processamento de Dados – CPD/UFSM
17/06/2025
Atualização:
O rompimento de fibra óptica ocorrido em Porto Alegre foi um problema externo à UFSM, solucionado pela operadora no mesmo dia, 17/06, por volta das 11h30, restabelecendo o link principal de internet da nossa instituição.
No entanto, no dia 20/06, a UFSM enfrentou um incidente interno, sem relação com o rompimento anterior, que causou lentidão e instabilidade no acesso à internet e aos sistemas institucionais. O problema foi identificado e resolvido pela equipe do CPD por volta das 17h15, com a normalização completa dos serviços.
Centro de Processamento de Dados – CPD/UFSM
24/06/2025