Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Observatório do Curso

Observatório do Curso

O Observatório do Curso apresenta o perfil do aluno egresso e do aluno regularmente matriculado. Nesse observatório é possível analisar por meio de vários aspectos o comportamento dos alunos do curso. Para os alunos egressos, o painel traz cada um desses aspectos na visão dos alunos que concluíram o curso e dos alunos que abandonaram o curso. Para os alunos matriculados, o painel mostra a visão dos alunos com risco de abandono e os alunos sem risco de abandono. A Tabela abaixo apresenta os eixos de análise do perfil do aluno.

Faixa EtáriaEstado CivilBolsista Sexo 
 CotistaEtnia Benefício Sócio Econômico Monitoria 
 Endereço do EstudanteFormação no Ensino Médio  Desempenho AcadêmicoDisciplinas (aprovadas / reprovadas / dispensadas) 
Trancamentos (totais / parciais)  Coeficiente de Rendimento AcadêmicoDificuldade Média em Disciplinas  Refeições Realizadas no Restaurante Universitário
Livros Retirados na Biblioteca Central Acesso a e-books  Período Atual do Aluno (adiantado /atrasado / em dia)Participação em Projetos 

Para utilizar o painel, primeiro deve ser selecionada a unidade de ensino, o curso e o ano/semestre de análise. Além das informações referentes aos alunos, no painel são apresentadas informações do curso tais como, coordenação do curso, taxa de evasão, taxa de conclusão, taxa de permanência, número de ingressantes e matriculados, número de formados e abandonos.  O painel também apresenta as 10 disciplinas  com mais reprovados, as 10 disciplinas com mais aprovados  e as 20 disciplinas mais difíceis do curso. A dificuldade da disciplina é calculada com base no número de aprovados e reprovados.

No primeiro semestre de 2023 é disponibilizado um novo visual para o Observatório do Curso. O painel possui as mesmas informações do painel clássico, mas de forma mais amigável para a utilização. Porém, se deseja acessar o painel original, clique mais abaixo no botão abaixo “Painel Clássico”.