Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos Acadêmicos



Sumário

Objetivo e Histórico

Os Grupos Acadêmicos surgiram como uma ferramenta para permitir aos grupos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a divulgação à comunidade de suas informações de contato, bem como seus projetos, linhas de pesquisa, publicações e notícias relacionadas. 

A lista de todas as informações que podem estar presentes em um cadastro de Grupo Acadêmico são:

  • Banner e informações de contato; 
  • Apresentação;
  • Notícias;
  • Linhas de pesquisa;
  • Projetos;
  • Publicações;
  • Infraestrutura;
  • Membros;
  • Material adicional;
  • Galerias de fotos; e
  • Vínculos com cursos.
Inicialmente, este recurso foi concebido no contexto dos sítios dos cursos da UFSM, de forma que cada grupo e seu conteúdo relacionado era apresentado incorporado ao sítio ao que estava vinculado e para facilitar sua divulgação havia um link curto que fornecia um acesso rápido a este grupo. Devido às solicitações que recebemos relacionadas à autonomia dos grupos quanto ao sítios em que estes estão hospedados e a necessidade de vincular estes grupos a múltiplos cursos, alteramos a funcionalidade para atender esta demanda. 

Como adicionar um novo grupo?

Por estar vinculado aos cursos da UFSM, um Grupo Acadêmico só pode ser criado no painel administrativo dos sítios que representam cursos. Desta forma, o novo grupo deverá ser criado em um dos sítios da lista abaixo:

Qualquer um com permissões administrativas no sítio desejado pode realizar o cadastro. Isto inclui automaticamente quem possui vínculo administrativo no SIE ao curso em questão:

  •  Coordenadores ou coordenadoras
  • Coordenadores substitutos ou coordenadoras substitutas
  • Secretários ou secretárias

O administrador que irá acessar o sítio deverá:

  1. Acessar a “Área Restrita” (Painel Administrativo).
  2. Localizar e clicar na opção “Departamentos” no menu vertical ao lado esquerdo da tela.
  3. Seleciona a opção “Novo”, que aparece ao lado do título “Departamenos”, ou ainda a opção de mesmo rótulo que aparece na menu lateral logo abaixo de “Listar todos” no menu de contexto “Departamentos” (menu em que clicou na opção anterior).
As opções para edição e publicação do conteúdo do Departameno serão abordadas na seção após a imagem a seguir, aproveite para observar as opções relatadas nos passos acima.
Painel Administrativo de um Sítio de Curso
Em azul está destacado o menu citado no passo 2 e circulado em vermelho as opções mencionadas no passo 3

Como editar e publicar um grupo?

Será exibido ao usuário um painel com as informações que devem ser preenchidas, sendo que quanto mais informações preenchidas sobre o seu grupo, mais completa a página vai ficar. O primeiro passo é inserir as informações básicas como o nome do grupo e a sigla, caso ele possua.

Grupo Acadêmico - Opções iniciais de cadastro

Note que há um campo chamado “URL amigável”, aqui você irá inserir a URL que permitirá o acesso ao Grupo de uma forma simplificada e de fácil reconhecimento, para facilitar na hora da divulgação do grupo. Ao lado, você pode adicionar uma foto para o banner do grupo, clicando em “Adicionar imagem”. Atente-se para os formatos e a dimensão recomendados.

Em seguida, há um espaço para inserir o link do diretório do Grupo no CNPq, caso ele possua. Não se esqueça também de selecionar o tipo do Grupo entre as opções: Pesquisa, Ensino e Extensão. Há também uma caixa ao lado, na qual você deverá desmarcar a opção, caso o grupo não esteja em atividade.

Após preencher estas informações já é possível realizar a publicação do grupo, para isto basta clicar em ‘Publicar’, conforme a imagem ao lado.

Abaixo você verá uma galeria contendo o cabeçalho de alguns Grupos já existentes na plataforma institucional. Repare que a quantia de itens de menu em cada um varia. Veremos na sequência como adicionar cada uma das diferentes páginas para a qual o menu aponta.

Porém, antes disso, veremos como adicionar co-editores à página: indivíduos com permissões específicas para editar o grupo cadastrado e publicar notícias relacionadas.

Ações para publicar um Grupo

Como adicionar co-editores a um grupo?

A ferramenta de Grupos Acadêmicos permitem que a gestão do conteúdo do grupo  seja delegada a outros usuários fora do grupo de administradores do sítio. Esta opção permite que, apesar de estar hospedado em um sítio de curso, o grupo tenha maior autonomia pra atualizar e divulgar suas informações.

O co-editor do grupo tem acesso às seguintes permissões:

  • Acesso completo ao(s) cadastro(s) de grupo(s) acadêmico(s) ao qual(is) está vinculado;
  • Publicar notícias relacionadas ao grupo e posteriormente editá-las (apenas as quais criou);
  • Enviar e gerenciar mídias (apenas as quais enviou), como forma de suporte às duas permissões acima.
Para que uma pessoa possa ser adicionado como co-editor, é necessário que ela tenha acessado o painel administrativo para que seja possível fazer o vínculo do usuário ao sítio. Após, basta seguir os passos abaixo:
  1.  Acessar o painel administrativo do sítio.
  2. Selecionar Grupos Acadêmicos no menu vertical.
  3. Escolher o grupo desejado na lista e clicar em editar.
  4. Na página de edição do grupo, localizar a seção ‘Editores Adicionais (Coeditores)”, situado no painel à direita logo abaixo da seção de “Publicação”.
  5. Nela, basta colocar o nome da pessoa e vincular. 
  6. Após isso, basta clicar no botão de “Atualizar a página”.

Pronto, o usuário cadastrado terá acesso ao painel administrativo para continuar a editar a página do Grupo de Acadêmico.

Caso seja necessário remover um usuário, basta acessar a mesma página, clicar no botão em formato de “x” para realizar a remoção do usuário da lista de co-editores e proceder com a atualização da página.

Editores Adicionais (Coeditores)
Exemplo de utilização

Como vincular um grupo a múltiplos cursos?

Os Grupos Acadêmicos necessitam ser criados (hospedados) em um sítio de curso da UFSM. Porém, dada a demanda relatada pela comunidade, trabalhamos em uma opção para permitir que um grupo possa ser vinculado a múltiplos cursos conforme abaixo.

Configuração de Sítios Vinculados

Para configurar sítios vinculados basta seguir os seguintes passos:

  1.  Acessar o painel administrativo do sítio.
  2. Selecionar Grupos Acadêmicos no menu vertical.
  3. Escolher o grupo desejado na lista e clicar em editar.
  4. Na página de edição do grupo, localizar a seção ‘Sítios Vinculados”, situado no painel central.
  5. Nela, basta selecionar os cursos ao qual o grupo deverá ser vinculado.
  6. Após isso, basta clicar no botão de “Atualizar a página”.
Algumas observações sobre este recurso:
  • O sítio que “hospeda” o conteúdo do grupo não é listado, pois já conta automaticamente como vínculo.
  • O grupo será listado na página “Grupos Acadêmicos” dos sítios dos cursos aos quais foi vinculado.
  • Os vínculos serão listados em uma página “Vínculos” nos grupos.
Se observar a imagem “Configuração de Sítios Vinculados” novamente, verá que estão selecionados os cursos POSCOM e Ciências Sociais. Adicionalmente, o grupo está hospedado no PPGD, logo temos três vínculos para este grupo. Se observar as imagens abaixo, poderá identificar nosso grupo de exemplo ‘MIGRAIDH’ com seus vínculos listados em diferentes situações.

Ressaltamos que esta configuração de exemplo foi utilizada em um ambiente controlado de testes para ilustrar a opção, de forma que o grupo exibido pode ou não ter vínculo real aos cursos utilizados no exemplo.

Por envolver operações custosas, a lista de grupos para cada site é cacheada, de forma que alterações em vínculos podem demorar cerca de 1h para refletir nos sites de curso vinculados.

Como adicionar entidades vinculadas?

Como forma de adicionar outros vínculos ao grupo, como projetos, unidades externas ou mesmo da própria UFSM, é possível cadastrar entidades vinculadas. Orientações estão disponíveis na documentação sobre Entidades Vinculadas.

Como criar notícias vinculadas a um grupo?

Gestores de sítios e co-editores de grupos tem a possibilidade de adicionar notícias vinculadas ao grupo com base em uma tag única, sendo esta baseada na URL Amigável configurada no cadastrado do grupo. As notícias vinculadas serão listadas na página inicial do grupo, abaixo do cabeçalho e logo acima da seção de “Apresentação”.

Para adicionar uma nova notícia, basta clicar no botão Criar uma notícia vinculada ao grupo””.

Localização das notícias
Em verde o botão que permite adicionar notícias vinculadas

Ao clicar no botão em verde, o usuário será redirecionado a uma página para adicionar uma nova notícia. Note que o painel à esquerda já estará preenchido com as tags que relaciona notícia a grupos e, no nosso exemplo, ao grupo MPVP.

Após, basta incluir o conteúdo desejado na notícia e publicá-la. As notícias serão listadas conforme exibidas na imagem abaixo, observando os seguintes pontos:

  •  Somente serão listadas as 6 notícias mais recentes;
  • As demais notícias estarão acessíveis através de um link personalizado para a busca;
  • Toda notícia criada e listada pertence ao sítio que hospeda o grupo, logo, as notícias serão exibidas no contexto do sítio.
Nova notícia com tags preenchidas
Seção contendo as 6 últimas notícias em um grupo acadêmico
Destaque para o vínculo do grupo com a notícia

As nossas páginas de notícias foram atualizadas para exibir quando existir uma notícia vinculada a um grupo acadêmico (conforme imagem ao lado).

Este vínculo é exibido logo após as tags, e logo acima das publicações recentes.

Não há um limite para grupos vinculados e, caso existam, eventos vinculados, eles serão exibidos no mesmo local.

Caso queira mais informações relacionadas a notícias, por favor confira nosso tutorial de notícias e nossas dicas de produção de conteúdo.

Como adicionar destaques no banner?

Caso você queira adicionar imagens em destaque, ou mesmo imagens com links, é possível fazer isso através da inserção de itens na seção “Destaques em Carrossel”, conforme apresentado na imagem ao lado.

Ao clicar na seção, ela irá se expandir revelando mais instruções sobre a funcionalidade, aqui destacamos:

  • Quando houverem itens cadastrados, eles serão apresentados no lugar ocupado pelo banner com a Identidade Visual do grupo, porém esta ainda será utilizada para identificar o grupo em outros lugares, como notícias vinculadas e resultados da busca.
  • A dimensão recomendada para imagens é de 1175×280 pixels, imagens em dimensão diferente podem não ser exibidas corretamente ou serem redimensionadas para se adequarem.
  • Links devem começar com o padrão HTTP (http://) ou HTTPS (https://), porém prefira sempre links com o padrão HTTPS.
Seção "Destaques em Carrossel"

Para adicionar itens, basta clicar no botão em azul ‘Adicionar item’, e uma nova linha será adicionada abaixo das instruções contendo um botão para adicionar a imagem (obrigatória) e outro para adicionar o link (opcional). Mais informações sobre como adicionar imagens podem ser conferidas no nosso tutorial de mídias. Reiteramos a importância e responsabilidade do usuário em preencher informações de acessibilidade como título e texto alternativo em imagens e links, elas serão utilizadas para que o conteúdo também esteja disponível em outro formato para tecnologias assistivas.

É possível adicionar até 6 itens para exibição, sendo possível reorganizar os itens entre si, duplicar linhas (enquanto o limite de itens não for atingido) e remover os itens adicionados. A exibição destes itens irá ocorrer no mesmo formato de carrossel utilizado no widget de notícias e de eventos.

Itens configurados na seção
Carrossel de exibição de itens no lugar no banner

Como adicionar e classificar membros?

Para que o público conheça quem está envolvido, direta ou indiretamente, com as atividades do Grupo, há uma página “Membros” desenvolvida especificamente para este fim. É necessário inserir as informações dos membros no cadastro do grupo, para que ela se torne visível.

Para inserir informações sobre essas pessoas, é necessário ir até o formulário de edição do grupo e localizar a seção “Membros”. Basta clicar no título da seção, para exibir a lista de membros, e após clicar na opção de “Adicionar Membro” (destacada em vermelho na imagem abaixo) para que seja adicionado uma nova linha contendo a possibilidade de informar:

  • Nome: o nome da pessoa, único campo obrigatório;
  • Currículo: um link para o currículo em uma plataforma como Lattes, LinkedIn ou outra;
  • Foto: a identificação visual da pessoa;
  • Classificação: tipo de vínculo com o grupo, por padrão “Sem classificação”;
  • Descrição: um campo para inserir uma breve descrição para algo como “Líder”, Departamento, Curso ou Instituição de Ensino ao qual a pessoa está vinculada.

As imagens a seguir exibem as informações do formulário e um exemplo de apresentação da página dos membros. Note que nenhum dos membros da imagem estará classificado, após os exemplos trataremos sobre a classificação de membros.

Formulário com a possibilidade de adicionar novos membros ao grupo.
Formulário com a possibilidade de adicionar novos membros ao grupo.
Página de Membros sem classificação

O campo “Classificação” permite separar os membros em seções de acordo com o tipo de vínculo que possuem com o grupo, e pode ser utilizado em conjunto com o campo “Descrição” ao utilizar este último para fornecer uma descrição complementar do papel do membro (Líder, Estudante de Iniciação Científica, entre outros) ou sua unidade (Curso de Engenharia Elétrica, UFSC, entre outros).

As categorias de classificação disponíveis, em ordem alfabética, são:

  • Colaboradores
  • Colaboradores de Outras Instituições
  • Colaboradores da UFSM
  • Coordenação
  • Discentes
  • Discentes de Graduação
  • Discentes de Mestrado
  • Discentes de Doutorado
  • Discentes de Pós-Graduação
  • Discentes de Nível Médio
  • Discentes de Nível Técnico
  • Docentes
  • Docentes de Outras Instituições
  • Docentes da UFSM
  • Sem classificação
  • Pesquisadores
  • Técnicos-Administrativos em Educação
Por padrão todos são classificados como “Sem classificação”.

Ao serem classificados eles serão exibidos de acordo com a categoria
em que foram definidos na seguinte ordem:

  1. Coordenação
  2. Pesquisadores
  3. Docentes
  4. Docentes da UFSM
  5. Docentes de Outras Instituições
  6. Técnicos-Administrativos em Educação
  7. Colaboradores
  8. Colaboradores da UFSM
  9. Colaboradores de Outras Instituições
  10. Discentes
  11. Discentes de Pós-Graduação
  12. Discentes de Doutorado
  13. Discentes de Mestrado
  14. Discentes de Graduação
  15. Discentes de Nível Técnico
  16. Discentes de Nível Médio
  17. Outros Membros (membros da categoria “Sem classificação”)

As categorias foram definidas com base na análise de: papéis disponíveis no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes – CNPq; papéis disponíveis no Portal de Projetos da UFSM; e descrições de membros utilizadas em grupos já cadastrados nos sítios da UFSM.

Acreditamos que, apesar de genérica, elas cobrem uma diversidade de usos e classificações possíveis, ao mesmo tempo que respeitam as possíveis especificidades de composição de cada grupo.

Abaixo há uma galeria com alguns exemplos de classificações utilizadas em alguns grupos.

Como adicionar egressos?

Para tratar os casos de membros que já não fazem mais parte do Grupo, existe o cadastro de Egressos. Este cadastro possui o mesmo funcionamento do cadastro de Membros, com duas diferenças:

  1. a presença um campo adicional para incluir o link para a produção de conclusão do curso (TCC, Dissertação ou Tese);
  2. opções reduzidas de classificação dos egressos nos níveis de: Ensino Médio, Ensino Técnico, Graduação, Mestrado ou Doutorado.

A exibição segue o mesmo padrão apresentado na seção anterior, apenas listando a produção de conclusão quando esta existir.

Como preencher os outros dados do grupo?

O próximo passo é preencher os dados das outras seções como “Apresentação”, “Projetos”, “Publicações” e “Linhas de Pesquisa”. À exceção de apresentação, que é visualizada em sua página própria inicial com as notícias, todos os outros itens são flexíveis e páginas extras são adicionadas ao menu conforme sua existência.  

Depois disso, logo abaixo, há uma aba para as informações adicionais, onde é possível adicionar materiais e informações extras.

Por fim, você pode adicionar fotos do grupo, clicando na última aba chamada “Galeria”, a partir do botão “Adicionar linha”. Com isso, você pode criar álbuns de fotos e adicionar título para eles. 

Depois disso, é só revisar as informações preenchidas e  clicar em “Publicar”.

Como adicionar páginas auxiliares?

Em casos que o formulário principal não atenda às necessidades do grupo, é possível realizar a inserção de conteúdo em páginas auxiliares. Orientações estão disponíveis na documentação do recurso de Páginas Auxiliares.

Ícones dos Grupos Acadêmicos no Widget de Utilidades

Quando existir pelo menos um Grupo Acadêmico cadastrado, o sítio irá apresentar automaticamente o item “Grupos de Pesquisa/Extesão/Estudos” na barra de “Utilidades do sítio” do curso.

Grupos de pesquisa no site da UFSM

Todas as páginas dos Grupos de Pesquisa e Estudos da UFSM serão listados no sitio principal da UFSM. O link https://www.ufsm.br/grupos apresenta a listagem completa.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-415-539

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes