Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Capacitação para o Cadastro de Documentos Digitais no Portal Documentos da UFSM – Inscrições abertas

Novas turmas

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) vem capacitando os servidores da universidade para o cadastro de documentos digitais desde 2020. Essa ação iniciou em decorrência do processo de mudança dos suportes documentais, do papel para o digital. As tecnologias da informação estão sendo utilizadas de forma a  dar maior agilidade e transparência aos procedimentos administrativos e, também, atender às orientações normativas do governo federal, principalmente no que se refere à Lei de Acesso à Informação.

Público alvo: servidores da universidade que estão incumbidos de realizar a atividade de cadastramento dos documentos administrativos e normativos, a fim de disponibilizá-los para o acesso público, no Portal de Documentos da UFSM.

Exemplos de documentos digitais, assinados eletronicamente (através do PEN), que devem ser cadastrados no Portal Documentos da UFSM:

• Atas de comissões, conselhos, juntas, comitês e demais modalidades de colegiados que deliberam sobre assuntos acadêmicos e administrativos, tais como colegiado de curso, conselho de centro, conselho departamental, etc.;
  • Editais de processos seletivos para servidores, estudantes e comunidade externa, tais como: processo seletivo docente, processo seletivo de estudantes bolsistas para participação em projetos, processo seletivo de ingresso e reingresso, etc.;
  • Todos os atos normativos como: Resoluções, Portarias e respectivas Apostilas, Instruções normativas, ordem de serviço, etc.;

As turmas são ofertadas periodicamente pelo DAG, e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponibilizado aqui.