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Sobre o SIARQ

O Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (Siarq-UFSM), regulamento pela Resolução 052/2021, é o conjunto de políticas, diretrizes e métodos que ocorrem de modo integrado na instituição, para garantir a gestão unificada e padronizada dos documentos arquivísticos.

Os objetivos do Sistema de Arquivos da UFSM (Siarq-UFSM) são:
 – definir as políticas arquivísticas para a UFSM;
 – promover o inter-relacionamento das unidades/subunidades institucionais na aplicação da gestão documental;
 – racionalizar e padronizar a produção documental;
 – assegurar as condições para preservação do patrimônio documental em qualquer suporte;
 – regular o acesso aos documentos arquivísticos, resguardado os aspectos de sigilo e restrições legais; e,
 – estabelecer diretrizes para uso de tecnologias na gestão, preservação e acesso ao acervo arquivístico.

Integram o Sistema de Arquivos da UFSM (Siarq-UFSM):
 – o Comitê Consultivo do Siarq-UFSM (Consiarq-DAG);
 – a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD-DAG);
 – o Departamento de Arquivo Geral (DAG); e,
 – as unidades e subunidades da UFSM.