Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Exposição (Re)Cortes Médicos – Retratos da UFSM da Década de 60

A Exposição (Re)Cortes Médicos – Retratos da UFSM na Década de 60 foi produzida com negativos fotográficos digitalizados integrantes do Arquivo Fotográfico (85 mil negativos fotográficos de 1958 a 1999) da Universidade Federal de Santa Maria sob custódia do Departamento de Arquivo Geral. Deste acervo fez-se um recorte – retratos relacionados à área médica da década de 60. Está constituída por 74 imagens selecionadas dos 32 eventos relacionadas à área médica da UFSM na década de 60 registrados pelos fotógrafos institucionais da UFSM.

Sobre os personagens das imagens, a minoria deles foi identificada pelos fotógrafos sobre os envelopes que acondicionavam os fotogramas daquele período, por isso caríssimos espectadores, se souberem o nome de alguém, não hesitem em nos informar pelo e-mail arquivofotografico@ufsm.br. E, falando em fotógrafos, produziram imagens nesta universidade na década de 60 os fotógrafos Armando Bondarenko, Bortolo Achutti, João Rodrigues de Lima, José Feijó Caneda, João Walter Billa, José Ramos Penna, Léo Pinto Guerreiro, Olivar Braunstein, Rubens Plácido Gadêa, mas da mesma forma, na maioria dos registros de eventos este não foi identificado.

O conjunto arquivístico em questão constitui-se em memória e patrimônio arquivístico da universidade, e com este recorte pretende-se homenagear quem está na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus (covid-19).

Curadoria: Arquivista Cristina Strohschoen dos Santos