Início das atividades: setembro de 2017
O objetivo do projeto é promover a gestão arquivística e preservação do patrimônio documental da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria, visando ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade.
O resultado esperado é a preservação da memória e história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria assim como o acesso de pesquisadores e outros interessados na temática musical ao arquivo.
Serão desenvolvidas as seguintes atividades:
- Gestão Arquivística de Documentos em Suporte não Papel
Para as fotografias digitais da orquestra, será adotado o modelo já executado na Agência de Notícias da Coordenadoria de Comunicação Social, método este implementado por orientação do DAG. Os arquivos audiovisuais e sonoros (em suportes CDs, dvds e fitas vhs) serão identificados e listados e também inseridos nas políticas de documentação e preservação da instituição.
As fotografias digitais da OSSM dos anos de 2016 e 2015 já estão disponíveis na plataforma http://fonte.ufsm.br/index.php/iconografico-ufsm.
- Classificação do Arquivo Corrente
Os documentos de 2014 em diante serão classificados de acordo com as normativas do Conselho Nacional de Arquivos e as políticas de gestão arquivística da UFSM. Serão usados como instrumentos o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio e a Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-meio da administração pública, aprovados pela resolução 14 do Conarq; e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativos às atividades-fim das IFES do Siga MEC.
- Revisão da Classificação do Arquivo Intermediário
Os documentos anteriores a 2013, já classificados por plano de classificação de documentos estabelecido em 2007, serão revisados com vistas a eliminação de documentos e recolhimento de documentos históricos à Divisão de Arquivo Permanente do DAG.
- Reorganização do Arquivo de Partituras
O arquivo de partituras musicais será revisado, com vistas a certificar-se da existência ou não de partituras de toda instrumentação. Além disso, serão incluídos mais oito metadados na planilha do excel, com vistas ao registro da memória dos concertos musicais e cruzamento de informações com os dossiês dos eventos realizados. Esta atividade será realizada por bolsista do Curso de Arquivologia, orientada por arquivista adscrito a Divisão de Arquivo Permanente do DAG.
EQUIPE DO PROJETO:
Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista Coordenadora
Marco Antonio Penna, Diretor da OSSM
Suzete Gassen da Silveira, Secretária da OSSM
João Batista Sartor, Diretor da OSSM
Daiane Regina Segabinazzi Pradebon, Arquivista DAG
Geovana Gayer de Souza, Arquivista DAG
Alexandre Campanholo Rodrigues, Bolsista Acadêmico de Desenho Industrial
Augusto Dossa Carvalho, Bolsista Acadêmico de Música
Gerson Luiz Santos Leal, Servidor da OSSM
Helvio Spode da Silva, Bolsista Acadêmco de Arquivologia
Josilene Pereira Amorim, Bolsita Acadêmico de Arquivologia
Letícia de Freitas Gaiardo, Bolsista Acadêmica de Arquivologia
Luizane Borges de Deus, Bolsista Acadêmica de Filosofia
Marcos Machado Paulo, Bolsista Acadêmico de Arquivologia
Matheus Macagnan Stankowski, Bolsista Acadêmico de Arquivologia
Matheus Skoulade Kelling, Bolsista Acadêmico de Arquivologia
Tatiana Barcelos Fabrício Medeiros, Bolsista Acadêmica de Arquivologia