Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Período de execução: setembro de 2012 a setembro de 2017.

Projeto Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM registrado na Proplan sob numero 033930 desenvolveu suas atividades de setembro de 2012 a setembro de 2017, em parceria com a Rádio Universidade 800 AM da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Seu objetivo foi preservar e proporcionar acesso ao acervo sonoro da Rádio Universidade da UFSM por meio de tratamento técnico arquivístico de fitas magnéticas e discos de vinil. As ações estabelecidas para atingir os objetivos propostos foram: produzir instrumento de pesquisa para acesso à informação por meio da descrição da documentação a ser digitalizada; garantir a preservação em longo prazo dos suportes originais, higienizando-os e acondicionando-os adequadamente, em embalagens livres de acidez; viabilizar a pesquisa dos áudios, migrando o suporte, digitalizando as fitas magnéticas, garantindo a preservação e acesso; promover a difusão do acervo sonoro e da memória institucional.

– a digitalização das fitas magnéticas de rolo em 2015 e o estúdio da Rádio Universidade AM em 1981 –
Fotos: Arquivo Fotográfico da UFSM – Departamento de Arquivo Geral

PRIMEIRA ETAPA:

Descrição e classificação dos discos de vinil. O total de discos descritos foi 6.854, sendo 1268 compactos e 4652 vinis, gravados de 1954 a 1995. As ações que estavam previstas no cronograma – higienização e acondicionamento em envelopes de Tyvek, material sem acidez, não foram desenvolvidas porque não foi definido o local definitivo do armazenamento do acervo.

– a discoteca da Rádio Universidade AM em 2015 –
Foto: Arquivo Fotográfico da UFSM – Departamento de Arquivo Geral

Visualize aqui o índice dos discos de vinil da Discoteca da Rádio Universidade UFSM.

SEGUNDA ETAPA:

Descrição das fitas magnéticas de rolo com gravações de programas produzidos na emissora. O volume total é de 701 fitas. Os áudios foram ouvidos com o auxílio de um Tape Gravador de Rolo AKAI Gx630d, equipamento este muito raro e em perfeito funcionamento na Rádio.

– as fitas mgnéticas de rolo (aquivos sonoros) da Rádio Universidade AM em 2012 –
Foto: Arquivo Fotográfico da UFSM – Departamento de Arquivo Geral

Visualize aqui o índice do Arquivo Sonoro de Fitas Magnéticas de Rolo da Rádio Universidade UFSM

Visualize aqui o índice dos Programas Veiculados entre 1961 – 2014

TERCEIRA ETAPA:

Procedida a ação de descrição dos originais, passou-se a etapa de transposição de mídia, para o acesso e pesquisa. Para o desenvolvimento desta etapa do projeto, a digitalização das fitas rolo, está sendo usado o software Reaper – acrônimo de Rapid Environment Audio Production Engineering and Recording o qual é um softwarede gravação e mixagem de áudio, da categoria dos DAW, o qual foi acoplado no gravador AKAI.

EQUIPE DO PROJETO:

Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista DAG, coordenadora do projeto