Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário

Restaurante Universitário retornará ao funcionamento a partir de segunda-feira (21)

Primeira etapa será de refeições no sistema “pegue e leve” no RU I do Campus Santa Maria.

prédio do restaurante universitário um, no campus de santa maria;
Refeições deverão ser retiradas com agendamento prévio no RU 1 do campus Santa Maria

Na próxima segunda-feira (21), o Restaurante Universitário I da UFSM deve voltar ao funcionamento. Será o início da primeira etapa do retorno gradual ao funcionamento completo dos Restaurantes Universitários da UFSM. O processo de reabertura será realizado em três fases, sendo a primeira destinada a quem reside nas Casas do Estudante Universitário II e III e Indígena incluídos no auxílio alimentação extraordinário, cadastrados na PRAE e que tenham feito agendamento prévio.

Neste primeiro momento, o RU utilizará o sistema de ‘’pegue e leve’’ de marmitex, previamente embalados, a serem retirados no RU campus I pelos usuários, que deverão realizar a refeição fora do refeitório. Para receber o marmitex, o usuário deverá fazer o agendamento obrigatório prévio, pelo Portal do RU. A retirada do marmitex poderá ser feita somente pelo titular da carteira de identificação. No momento da retirada do marmitex, o aluno deverá apresentar sua carteirinha do RU e a carteirinha de vacinação, física ou a versão digital do aplicativo ConecteSUS. Aqueles que optarem pela opção vegetariana devem usar o campo específico do portal de agendamento para informar isso, e deverá se direcionar para a fila indicada ‘’opção vegetariana’’ na hora da distribuição. Os moradores da Casa do Estudante diagnosticados ou com suspeita de Covid-19 deverão comunicar à PRAE para que possam receber a alimentação na portaria das CEUs. Segundo a PRAE, o auxílio alimentação para moradores cadastrados na CEU I será mantido durante esse período.

Há diversas orientações que o usuário deve respeitar ao acessar o RU, conforme consta no Manual de Biossegurança da UFSM. Para acessar o refeitório do RU, é obrigatório higienizar as mãos e utilizar álcool gel 70% e, para isso, serão disponibilizadas pias para higienização de mãos e totens com álcool gel. O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência na fila de acesso ao RU, durante a retirada do marmitex, que se dará nas dependências internas do RU, e durante a saída do refeitório do RU. A máscara é de responsabilidade do usuário e não será fornecida pela UFSM.  Durante a permanência na fila para acesso e no refeitório do RU deve-se manter o distanciamento conforme orientações do COE-E, respeitando as demarcações no piso, Os usuários deverão evitar aglomerações enquanto estiverem aguardando a entrada no RU. Para evitar aglomerações, a fila ficará trancada, se necessário for, e será liberada gradualmente pelos responsáveis pelo acesso ao RU.

A decisão da reabertura do RU I foi tomada em uma reunião entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a direção do Restaurante Universitário (RU) e as direções das Casa do Estudante, feita no início deste mês. Para possibilitar esta reabertura, foi feita a vistoria do PPCI do prédio do Restaurante Universitário e da União Universitária, no dia 10 de fevereiro e após aprovação recebeu o alvará dos bombeiros.

O retorno em etapas é uma medida preventiva para que a nova empresa responsável pela gestão do RU possa, em conjunto com a direção do restaurante, providenciar adaptações e ajustes necessários para a nova dinâmica de funcionamento. Além disso,  o aumento no número de casos de Covid-19 durante os últimos meses foi um fator importante para o planejamento da reabertura, pois lugares com aglomerações potencializam a disseminação do vírus e exigem, por parte da administração, que as decisões tomadas estejam de acordo com o protocolo elaborado pela Comissão Setorial de Biossegurança dos RUs.

Neste momento, só a primeira fase da reabertura será apresentada ao público. As fases subsequentes, que incluem todos os alunos com Benefício Socioeconômico (BSE) e a comunidade acadêmica, dependem de um planejamento que será elaborado a partir dos resultados obtidos na primeira fase e também da situação epidemiológica da Covid-19.

Agendamento e retirada do marmitex:

Para retirar o marmitex, os interessados e cadastrados no Censo da PRAE devem realizar o agendamento no aplicativo da UFSM Digital ou no Portal de agendamentos do RU, entrar no Restaurante usando máscara facial, apresentar a carteirinha de identificação (titulares e responsáveis pelos titulares), carteirinha de vacinação e retirar a refeição.  O consumo dentro do refeitório ainda não é permitido devido à pandemia.

• Horários de agendamento da retirada do marmitex:

Almoço: Até às 20h do dia anterior;

Jantar: Até às 11h30min.

• Horário para a retirada do marmitex:

Almoço: 11h30min – 13h.

Jantar: 18h – 19h15min.

Em caso de desistência, o interessado deve cancelar o agendamento ou disponibilizar, as duas opções podem ser realizadas no APP UFSM Digital ou no Portal do Restaurante Universitário.

Confira informações sobre consumo e descarte no site do UMA – Universidade Sustentável.

Reportagem: Ana Laura Iwai, bolsista da Jornalismo da Agência de Notícias da UFSM, com informações do UMA-Universidade Sustentável
Edição: Davi Pereira

Foto: Felippe Richardt