O Restaurante Universitário (RU) foi inaugurado em 1963, na antiga Reitoria da UFSM. Doze anos depois, foi inaugurado o RU Campus, e, em 2010, iniciaram-se as atividades do RU Campus II, dedicado exclusivamente ao serviço de almoço.
Nos primeiros anos, os serviços do RU eram terceirizados, com a produção de alimentos realizada separadamente em cada uma das duas unidades, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. Em fevereiro de 1984, a administração do RU passou oficialmente para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculando-se à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Com a centralização dos processos de compra e gestão, o RU passou a funcionar como Órgão Suplementar Central da UFSM.
A partir de 1997, a produção das refeições foi concentrada no RU Campus, com o transporte dos alimentos para o RU Centro. Nesse período, foi implantado o Sistema de Informatização de Acesso ao Restaurante (SRU), por meio de carteirinhas com código de barras – tecnologia pioneira no país, posteriormente adotada por diversas instituições de ensino brasileiras.
Em 1998, uma série de melhorias foi implementada, elevando a qualidade dos serviços e reduzindo custos operacionais. Entre as principais ações destacam-se:
-
informatização dos processos administrativos;
-
aquisição de câmaras frias;
-
aprimoramento do controle de estoque;
-
reorganização do sistema de compras;
-
reforma do espaço físico;
-
atualização do cardápio;
-
substituição dos tradicionais bandejões por pratos de porcelana;
-
implantação do Projeto Resto Zero;
-
e reformulação do sistema de autosserviço, tornando-o mais rápido, higiênico e econômico.
Com a inauguração do RU Campus II, em 2010, o Restaurante Universitário ampliou ainda mais sua capacidade de atendimento. A nova unidade, localizada no campus da UFSM, oferece almoço a estudantes, servidores e visitantes.
Atualmente, o RU é reconhecido como um dos maiores restaurantes universitários do sul do país e segue comprometido com o aperfeiçoamento administrativo, a excelência nos serviços prestados e a responsabilidade social, garantindo qualidade e acolhimento à comunidade acadêmica.