Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carteira digital

A carteira de identificação do RU é o documento oficial e obrigatório para acesso aos Restaurantes Universitários da UFSM, podendo ser apresentada na versão física ou digital. 

A versão digital é gerada por meio do aplicativo UFSM Digital (e-Carteira) e requer que o(a) usuário(a) tenha uma foto cadastrada no sistema da UFSM. Essa foto é inserida no momento da confirmação da matrícula (para estudantes) ou no ingresso na instituição (para servidores). Para os(as) usuários(as) que já possuem foto cadastrada, a carteira digital é gerada automaticamente no primeiro acesso à e-Carteira no aplicativo. Caso não haja uma foto cadastrada, o(a) usuário(a) poderá enviá-la diretamente pelo aplicativo, acessando o menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto.

A foto cadastrada pode ser alterada a qualquer momento pelo mesmo menu. Nessa situação, a solicitação de alteração passará por análise e aprovação do RU, processo que pode levar até 1 (um) dia útil, conforme o volume de solicitações. Fotos que não atendam aos critérios exigidos – formato 3×4, enquadramento frontal, rosto centralizado e fundo branco – serão recusadas. Nesses casos, o(a) usuário(a) receberá um e-mail de notificação para realizar o reenvio da foto corrigida. 

⚠️ É importante lembrar que o uso do aplicativo UFSM Digital exige conexão com a internet. Para evitar contratempos, recomenda-se que o(a) usuário(a) faça um print da carteira digital ou baixe o arquivo em PDF pelo Portal RU.

Carteira física

Desde março de 2023, o RU não emite mais carteiras físicas. Usuários(as) que desejarem ter uma cópia impressa poderão realizá-la diretamente no Portal RU: Menu: Carteira > Minhas Carteiras (acesse aqui)

Uso da carteira

A carteira física ou digital do RU é de uso pessoal e intransferível. O(A) usuário(a) que emprestar ou solicitar empréstimo da carteira de identificação a outro(a) usuário(a), sendo este identificado, estará sujeito às sanções disciplinares previstas no Código de Ética e Convivência Discente, aprovado pela Resolução UFSM N. 017/2018.

🔋 Estar com o celular descarregado é considerado o mesmo que não portar documento válido, sendo, portanto, impeditivo para o acesso aos RUs da UFSM. 


Como gerar a carteira digital do RU

Se você já possui foto cadastrada na UFSM:

  1. Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);

  2. Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor); e

  3. Acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira.

📸 Se você ainda não tem foto cadastrada:

  1. Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);

  2. Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor);

  3. Vá ao menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto;

  4. Tire uma foto estilo selfie com os seguintes critérios:

    • Formato 3×4

    • Enquadramento frontal

    • Rosto centralizado

    • Fundo branco

  5. Envie a solicitação de inclusão da foto; e

  6. Acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira.

🔄 Se você deseja alterar a foto cadastrada:

  1. Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);

  2. Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor);

  3. Vá ao menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto;

  4. Tire uma foto estilo selfie com os seguintes critérios:

    • Formato 3×4

    • Enquadramento frontal

    • Rosto centralizado

    • Fundo branco

  5. Envie a solicitação de inclusão da foto;

  6. Aguarde a análise da equipe do RU (prazo de até 1 dia útil);

  7. Após aprovação, acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira;

  8. Em caso de recusa da foto, você receberá uma notificação por e-mail e poderá reenviar uma nova foto corrigida.