A carteira de identificação do RU é o documento oficial e obrigatório para acesso aos Restaurantes Universitários da UFSM, podendo ser apresentada na versão física ou digital.
A versão digital é gerada por meio do aplicativo UFSM Digital (e-Carteira) e requer que o(a) usuário(a) tenha uma foto cadastrada no sistema da UFSM. Essa foto é inserida no momento da confirmação da matrícula (para estudantes) ou no ingresso na instituição (para servidores). Para os(as) usuários(as) que já possuem foto cadastrada, a carteira digital é gerada automaticamente no primeiro acesso à e-Carteira no aplicativo. Caso não haja uma foto cadastrada, o(a) usuário(a) poderá enviá-la diretamente pelo aplicativo, acessando o menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto.
A foto cadastrada pode ser alterada a qualquer momento pelo mesmo menu. Nessa situação, a solicitação de alteração passará por análise e aprovação do RU, processo que pode levar até 1 (um) dia útil, conforme o volume de solicitações. Fotos que não atendam aos critérios exigidos – formato 3×4, enquadramento frontal, rosto centralizado e fundo branco – serão recusadas. Nesses casos, o(a) usuário(a) receberá um e-mail de notificação para realizar o reenvio da foto corrigida.
⚠️ É importante lembrar que o uso do aplicativo UFSM Digital exige conexão com a internet. Para evitar contratempos, recomenda-se que o(a) usuário(a) faça um print da carteira digital ou baixe o arquivo em PDF pelo Portal RU.
Carteira física
Desde março de 2023, o RU não emite mais carteiras físicas. Usuários(as) que desejarem ter uma cópia impressa poderão realizá-la diretamente no Portal RU: Menu: Carteira > Minhas Carteiras (acesse aqui)
Uso da carteira
A carteira física ou digital do RU é de uso pessoal e intransferível. O(A) usuário(a) que emprestar ou solicitar empréstimo da carteira de identificação a outro(a) usuário(a), sendo este identificado, estará sujeito às sanções disciplinares previstas no Código de Ética e Convivência Discente, aprovado pela Resolução UFSM N. 017/2018.
🔋 Estar com o celular descarregado é considerado o mesmo que não portar documento válido, sendo, portanto, impeditivo para o acesso aos RUs da UFSM.
Como gerar a carteira digital do RU
✅ Se você já possui foto cadastrada na UFSM:
-
Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
-
Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor); e
-
Acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira.
📸 Se você ainda não tem foto cadastrada:
-
Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
-
Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor);
-
Vá ao menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto;
-
Tire uma foto estilo selfie com os seguintes critérios:
-
Formato 3×4
-
Enquadramento frontal
-
Rosto centralizado
-
Fundo branco
-
-
Envie a solicitação de inclusão da foto; e
- Acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira.
🔄 Se você deseja alterar a foto cadastrada:
-
Baixe o aplicativo UFSM Digital na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
-
Faça login com sua matrícula e senha (as mesmas do Portal Estudantil ou Portal do Servidor);
-
Vá ao menu: Restaurante Universitário > Alteração da foto;
-
Tire uma foto estilo selfie com os seguintes critérios:
-
Formato 3×4
-
Enquadramento frontal
-
Rosto centralizado
-
Fundo branco
-
-
Envie a solicitação de inclusão da foto;
-
Aguarde a análise da equipe do RU (prazo de até 1 dia útil);
-
Após aprovação, acesse o menu “Restaurante Universitário” e clique em e-Carteira;
-
Em caso de recusa da foto, você receberá uma notificação por e-mail e poderá reenviar uma nova foto corrigida.