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Dúvidas frequentes – Fornecimento de Marmitex

Aqui você encontra respostas rápidas sobre o serviço de fornecimento de marmitex no Restaurante Universitário da UFSM.

O marmitex é uma refeição preparada e embalada para consumo fora dos refeitórios do RU. Ele é fornecido somente em situações excepcionais, conforme previsto na Portaria Normativa UFSM nº 093/2025.

O marmitex está disponível para almoço e jantar.

  1. Estudantes e servidores(as) com deficiência ou mobilidade reduzida que dificultem ou impeçam o deslocamento ou a permanência no RU.
  2. Estudantes residentes nas CEUs que não possam comparecer presencialmente por motivos de saúde ou necessidade de isolamento.
  3. Dependentes de moradores das CEUs, quando se encontrarem nas mesmas condições de saúde ou de isolamento do responsável.

Após aprovação, o RU é comunicado e o(a) usuário(a) pode agendar as refeições.

Não. O serviço não é de livre solicitação. Ele só é concedido em condições excepcionais, mediante avaliação técnica.

Não. Para que o marmitex seja fornecido, o(a) dependente deve estar regularmente cadastrado(a) na PRAE. 

Sim. O fornecimento do marmitex pode ser estendido ao(à) dependente, desde que ele(a) esteja regularmente cadastrado(a) na PRAE. 

Não. O(a) usuário(a) deve procurar a Subdivisão de Acessibilidade da CAED ou o Serviço de Saúde indicado pela PRAE, que realizará a avaliação necessária. Após a análise, o setor informará ao RU os(as) estudantes que têm direito ao serviço.

Sim. O agendamento é obrigatório e deve ser realizado pelo Portal RU ou pelo app UFSM Digital

Não. As refeições específicas para marmitex estão identificadas no sistema como “Marmitex (almoço)” e “Marmitex (jantar)”. 

As entregas do marmitex são realizadas nas portarias dos prédios localizados no Campus Universitário da UFSM. Para estudantes residentes das CEUs, o prédio de entrega será definido em conjunto pela PRAE e pelo RU.

Se o(a) usuário(a) não retirar o marmitex no local indicado por duas vezes, o serviço pode ser suspenso.

Não. Quem optar pelo marmitex para almoço ou jantar não poderá também usar o refeitório presencial naquela refeição.

Não. O marmitex é individual e intransferível, destinado exclusivamente ao usuário autorizado no agendamento.

Recomenda-se que o marmitex seja consumido imediatamente após a retirada, no local indicado, para garantir a qualidade sensorial e a segurança higiênico-sanitária da refeição. O consumo prolongado ou fora das condições adequadas de conservação pode comprometer a segurança do alimento.

Sim, desde que seja comprovada a impossibilidade de realizar a retirada pessoalmente.

Sim. O marmitex seguirá o mesmo padrão de cardápio e quantidade já contratados para as refeições presenciais.

O valor da refeição marmitex será o mesmo cobrado para quem consome no refeitório. Para saber os valores, clique aqui

O valor da refeição é descontado no momento em que o marmitex é retirado do RU para entrega no local indicado. O(a) usuário(a) deve garantir que possui saldo suficiente para a refeição, de acordo com a sua categoria.

Não. O valor descontado não será estornado, mesmo que o marmitex não seja retirado no local indicado.

O período é determinado pela CAED ou pelo Serviço de Saúde indicado pela PRAE, de acordo com o motivo da solicitação e a avaliação técnica.

Não. O marmitex não é autorizado para viagens, compromissos externos ou escolhas pessoais.

Sim. O fornecimento de marmitex segue o calendário de funcionamento dos RUs. Em períodos sem funcionamento, o serviço não é oferecido.

Sim. Quem estiver com trancamento de matrícula, já formado(a) ou desligado(a) não tem direito ao serviço.

Sim. O(a) usuário(a) pode solicitar a suspensão do serviço a qualquer momento. A única exceção são os casos de isolamento, nos quais o fornecimento permanece obrigatório durante todo o período determinado pela equipe de saúde.

O(a) usuário(a) deve entrar em contato com a secretaria do RU, presencialmente ou pelos seguintes canais: 

A secretaria do RU está disponível para orientações gerais, enquanto casos específicos podem ser encaminhados à equipe responsável pela análise das solicitações (Subdivisão de Acessibilidade da CAEDServiço de Saúde indicado pela PRAE).

Última atualização: nov/2025

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o suporte: secretaria.ru@ufsm.br