Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM organiza espetáculo “Multiversidade” com artistas da Universidade



Dar visibilidade às diferentes linguagens artísticas produzidas no âmbito da Universidade. Este é o objetivo principal do espetáculo “Mostra Artística Multiversidade”, que será realizado no dia 23 de junho, às 19h, no Centro de Convenções. Reunindo apresentações de dança, teatro, circo, música e audiovisual, o evento irá marcar o início do programa cultural de inauguração do mais novo espaço de eventos de Santa Maria.

03bea18e 00af 4dc2 8ba2 05c77b6656c2

Sete atrações vão compor o programa do espetáculo Multiversidade, que tem direção geral da professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM Raquel Guerra. Na programação musical, a Banda Sinfônica da UFSM apresentará um repertório variado, sob regência dos maestros João Batista Sartor e Diego Ramires Leite, executando composições que vão de Aaron Copland a Hermeto Pascoal. O curta-metragem “Sob a Ótica dos Deuses” será a atração audiovisual. Dirigido por Gelton Quadros e produzido pelo Estúdio 21, com orientação do professor Luciano Mattana, o filme de ficção faz referência a dois ícones do cinema mundial: Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino.

As artes cênicas trarão ao espetáculo dois números inspirados nas artes circenses. A dupla de palhaças do espetáculo “As Irmãs Pulgas”, com criação de Natália Dolwitsch e Raquel Guerra, fará uma intervenção cômica, prestando homenagem às personagens clássicas do circo. Já o grupo Circo Bambo apresentará um número com acrobacias, bambolê e mais palhaçaria.

Serão apresentados, ainda, três números de dança. O DTG Noel Guarany, formado por estudantes da UFSM e coordenado pelo professor Luciano Zucuni Pes, executará danças e músicas tradicionais gaúchas. O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), coordenado pelo professor Odailso Berté, trará um fragmento do espetáculo “FeridaCalo”, que, combinando dança contemporânea e um figurino ousado, apresenta um pouco da vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo. Por fim, o número de dança “Corpos Contemporâneos”, orientado pela professora Carlise Scalamato Duarte, provocará uma reflexão acerca dos diferentes tipos de corpos e os padrões estéticos impostos pela sociedade.

Conforme a diretora geral do espetáculo, o evento terá como grande destaque a diversidade de atrações. “A produção artística da UFSM é muito diversa. São vários cursos, laboratórios, projetos e grupos de pesquisa que já costumam promover espetáculos ao longo do ano. A Mostra vai ser uma oportunidade de encontro e compartilhamento entre as diferentes áreas e estilos”, avalia Raquel Guerra. A professora também salienta a importância do espetáculo para a formação do público, que terá a chance de fruir e conhecer diferentes modalidades artísticas em uma única ocasião.

Planejado desde o ano passado por diversos professores do Centro de Artes e Letras da UFSM, a intenção, de acordo com Raquel, é que o Multiversidade se consolide como uma mostra permanente dos repertórios artísticos da UFSM e como uma forma de trazer a comunidade santa-mariense para prestigiar arte. “Este será o primeiro, mas nós queremos constituí-lo como permanente, como uma forma de ocupar e valorizar o Centro de Convenções, um espaço cuja arquitetura foi pensada e planejada para evidenciar a produção artística”.

Ingressos – O espetáculo Multiversidade será aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Grupos e escolas de Santa Maria e região podem fazer agendamentos para participação, por meio do telefone (55) 3220-8700.

Na ocasião, a organização do evento estará recebendo doações de agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão repassados às comunidades atendidas por meio das ações sociais desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Banda Sinfônica da UFSM

Projeto de extensão vinculado ao Departamento de Música da UFSM, sob a regência dos professores João Batista Sartor, Diego Ramires Leite e Clayton Miranda. Efetivada em 2017, a Banda Sinfônica é uma ampliação da Orquestra de Sopros da UFSM, atuante entre os anos de 2006 e 2012. Atualmente, a banda com 35 musicistas de flauta, oboé, clarinete, clarone, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, contrabaixo e percussão, os quais realizam ensaios semanais de um repertório eclético que engloba estilos como erudito, trilhas de filmes, jazz, música popular brasileira e internacional, com destaque para as obras originais compostas para a formação de banda sinfônica.

Sob a Ótica dos Deuses

O projeto do curta-metragem “Sob a Ótica dos Deuses” surgiu em 2014, a partir de uma atividade didática no Curso de Comunicação Social da UFSM. Roteirizado por Gelton Quadros, produzido pelo Estúdio 21 e com coprodução da Cia Teatro no Buraco de Santa Maria, o curta de ficção buscou referências em dois grandes cineastas: Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino.

As Irmãs Pulga

Projeto da parceria artística entre Raquel Guerra e Natália Dolwitsch, do Curso de Teatro da UFSM, o espetáculo “As Irmãs Pulgas” intercala o trabalho em sala de ensaio e laboratórios com o público, desenvolvido em escolas e eventos. No espetáculo, cujo enredo apresenta a história de duas pulgas siamesas que trabalham em um circo, evidenciam-se as pesquisas com as técnicas circenses, como as acrobacias, a manipulação de bambolês e a dupla de palhaças.

161a236f 8e3d 4e33 a498 3fd65bbb4df5

Circo Bambo

Resultado da disciplina de Técnicas Circenses, do Curso de Artes Cênicas da UFSM, o grupo é formado por estudantes da Universidade. O espetáculo reúne uma variedade de números circenses, como acrobacias, bambolê e palhaçaria.

FeridaCalo
Espetáculo desenvolvido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança – Licenciatura da UFSM, coordenado pelo professor Odailso Berté. Desde 2014, o grupo vem desenvolvendo pesquisas e experimentações artísticas com imagens referentes à vida e obras da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). O espetáculo dialoga de modo íntimo com a dança, estruturando uma dramaturgia ousada, metafórica e contemporânea. As cenas não contam uma história linear, mas sugerem imagens provocativas, no intuito de instigar a reflexão e interpretação do público.

Corpos Contemporâneos

Desenvolvida na disciplina de Fundamentos da Produção de Espetáculo do curso de Dança – Licenciatura da UFSM, sob orientação da professora Carlise Scalamato Duarte, a atração inspira-se nos conceitos de corpo remodelado, ciborgue, avatar e mutante, trazendo à cena diferentes tipos de corpos e desvelando padrões estéticos impostos pela sociedade da cultura de massa.

DTG Noel Guarany

Fundado em 22 de novembro de 2005, o Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany é um Programa de Extensão da UFSM, criado com o intuito de congregar os estudantes oriundos de diversos municípios do Brasil, através das tradições gaúchas, de uma forma sadia e responsável. O DTG é filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desde 2009, como Entidade Plena Estudantil. Em 2016, o grupo de danças do DTG conquistou, pela primeira vez, um troféu no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), como 3º melhor grupo na modalidade Danças Tradicionais – Força B.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-403-17

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes