Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Diversidade artística da UFSM será a primeira atração do palco do Centro de Convenções

Música, dança, teatro, circo e audiovisual. Estas serão as modalidades artísticas que irão inaugurar o palco do Centro de Convenções, no próximo dia 23 de junho. Sete atrações, produzidas e assinadas por artistas da UFSM, compõem a programação da “Mostra Artística Multiversidade”. O espetáculo, que tem direção geral da professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM Raquel Guerra, será aberto a toda comunidade, com entrada franca.

A Banda Sinfônica da UFSM será a responsável por abrir o espetáculo. Sob a regência de João Batista Sartor e Diego Ramires Leite, com colaboração dos professores Clayton Miranda, Guilherme Garbosa e Lucius Mota, a banda apresentará um repertório variado, executando composições que vão de Aaron Copland a Hermeto Pascoal.

As artes cênicas estarão presentes com dois números de arte circense. A dupla de palhaças do espetáculo “As Irmãs Pulgas”, com criação de Natália Dolwitsch e Raquel Guerra, fará uma intervenção cômica, enquanto o grupo Circo Bambo apresentará um número com acrobacias, bambolê e mais palhaçaria.

A atração audiovisual será a exibição do curta-metragem “Sob a Ótica dos Deuses”, dirigido por Gelton Quadros e produzido pelo Estúdio 21, com orientação do professor Luciano Mattana. O filme faz referência Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino, dois ícones do cinema mundial.

Já a dança será representada por três números. O DTG Noel Guarany, formado por estudantes da UFSM e coordenado pelo professor Luciano Zucuni Pes, executará danças e músicas tradicionais gaúchas. O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), coordenado pelo professor Odailso Berté, trará um fragmento do espetáculo “FeridaCalo”, inspirado na vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo. Por fim, o número de dança “Corpos Contemporâneos”, orientado pela professora Carlise Scalamato Duarte, provocará uma reflexão acerca dos diferentes tipos de corpos e os padrões estéticos impostos pela sociedade.

O espetáculo Multiversidade será aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Grupos e escolas de Santa Maria e região podem fazer agendamentos para participação, por meio do telefone (55) 3220-8700. Na ocasião, a organização do evento estará recebendo doações de agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão repassados às comunidades atendidas por meio das ações sociais desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.