Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Inauguração do piano Steinway lota Centro de Convenções da UFSM

Aos 89 anos, a aposentada María Magdalena Aundi de Tomasini emocionou-se ao assistir novamente um concerto de piano, após mais de 60 anos. Acompanhada da neta, a estudante Virginia Berger Tomasini, María Magdalena estava encantada com o Concerto de Inauguração do Piano Steinway, realizado na noite de ontem (5), no Centro de Convenções da UFSM. “Foi um prazer enorme poder assistir algo dessa qualidade em Santa Maria, na UFSM”, sintetizou a neta Virgínia. Um sentimento compartilhado pelo grande público que lotou o espaço para prestigiar o piano de cauda e a apresentação de cinco pianistas do Departamento de Música, que se revezaram no palco em um espetáculo com canções clássicas e populares.

DSC 0759

Após a exibição de um vídeo sobre o processo de fabricação dos famosos pianos da marca Steinway & Sons, a professora e pianista Silvia Hasselaar deu início ao concerto executando duas composições: “Prece”, de Alberto Nepomuceno e “Prelúdio das Bachianas Brasileiras N° 4 e Na Corda da Viola”, de Heitor Villa-Lobos. A próxima pianista a subir ao palco foi a professora Claudia Deltregia, que apresentou as canções “Romanze op. 28 n°s 1 e 2”, de Robert Schumann, e “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth. O professor Daniel Morales deu sequência ao espetáculo com uma composição própria, intitulada “Piazzollando”.

A professora Vera Vianna foi a quarta pianista a se apresentar executando “Prelúdio Op. 32 N° 5 em Sol Maior” e “Prelúdio Op. 23 N° 5 em Sol menor”, de Sergei Rachmaninoff. Em seguida, foi a vez do pianista e diretor geral do espetáculo, Taiur Fontana, apresentar a composição “Mazeppa (Estudo Transcendental N° 4)”, de Franz Liszt. Encerrando o concerto, Vera Vianna e Taiur Fontana retornaram ao palco, brindando o público com uma apresentação a quatro mãos da canção “Dança Ritual do Fogo”, do compositor espanhol Manuel de Falla.

DSC 0708

O sucesso do evento, que lotou os 1,2 mil lugares das plateias alta, baixa e do mezanino do Centro de Convenções, foi comemorado pelos músicos. O excelente público que compareceu ao concerto, segundo Taiur, denota o interesse da comunidade e a viabilidade para a realização de espetáculos culturais e artísticos: “Nós queremos ver este espaço lotado novamente”. Para o pianista, o acesso a instrumentos, espetáculos e à própria música clássica, hoje, é muito maior, o que contribui para despertar o interesse da comunidade por este tipo de espetáculo.

Doações – Assim como no primeiro espetáculo do Centro de Convenções, a Mostra Artística Muliversidade, realizada no dia 23 de junho, novamente a organização do Concerto recebeu doações de agasalhos e alimentos não perecíveis. O público presente contribui com a doação de cerca de 140 quilos de alimentos e 115 peças de roupas e calçados. As doações serão entregues para as aldeias Kaingang Ketaju Tegtu e Guarani Gaviraty Porã, ambas localizadas em Santa Maria, atendidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, por meio de suas ações sociais.

Próximos eventos – A Programação Cultural de Inauguração do Centro de Convenções segue, até o mês de agosto, com mais dois eventos. Na próxima semana, no Dia Mundial do Rock (13), a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em conjunto com a banda Magical Mistery, apresentará um concerto especial com canções da banda inglesa The Beatles. Já no dia 11 de agosto, a Universidade promoverá um espetáculo com artistas locais, selecionados por meio da Chamada Pública 04/2017, publicada no site da UFSM (http://site.ufsm.br/licitacoes/).

Além dos espetáculos, o Centro de Convenções também sedia, até o dia 15 de julho, a exposição fotográfica “Através da Lente – Veja com Nossos Olhos”, que exibe produções de cerca de 150 alunos do primeiro semestre dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Editorial.